Uma parceria entre as secretarias de Saúde, através da Divisão de Saúde Ambiental com a Educação e o apoio da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, promoveu uma campanha de prevenção e combate ao Aedes aegypti para mais de 70 alunos da 5ª série da Escola Municipal Profª Maria Leni Haluch de Bastos.

Na semana passada, os alunos, acompanhados dos professores, fizeram uma passeata ao entorno da escola, sob o monitoramento dos agentes de Combate de Endemias e técnicos da Divisão Saúde Ambiental. O objetivo foi conversar e orientar os moradores do Jardim Nemari, na Borda do Campo, sobre a importância do destino correto dos resíduos sólidos produzidos na residência. Além disso, foram entregues sacos de lixo e panfletos aos moradores.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Ambiental, Jael Diniz Pimentel, a meta é expandir o projeto, que teve início neste ano, para mais seis escolas próximas as BRs, portas de entrada para o Município e regiões com maior foco de reprodução de mosquitos. “É importante levar essas orientações para as crianças porque elas são multiplicadoras do conhecimento, gostam de ajudar a sensibilizar a população em relação a prevenção”, explica.

A ação de prevenção a dengue teve seu início no mês de maio com palestras destinadas aos professores e alunos sobre o ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti; a sintomatologia da Dengue; Zika; Chinkungunya e febre amarela. Os educandos, sob a supervisão dos professores, participaram de uma atividade, a gincana reciclagem e, paralelamente, confeccionaram cartazes de alerta sobre a dengue, que foram utilizados durante a passeata.

(Foto: divulgação/ SEMS)

Fonte: Prefeitura de SJP