Conclusão da Estação Prisma Solar Agrárias bloqueia Rua dos Funcionários, em Curitiba, entre quarta e domingo

A execução do projeto da Estação Prisma Solar Agrárias entra na reta final. Para concluir a pavimentação do entorno, paisagismo, iluminação e os testes de acoplagem dos ônibus no equipamento, o trânsito na Rua dos Funcionários, no bairro Cabral, será totalmente bloqueado entre as ruas Jaime Balão e Recife, das 8 às 20h, de quarta (8/5) a domingo (12/5).

Além de alteração de trânsito para veículos particulares, haverá mudança nas rotas das linhas Inter 2 e Interbairros II, nos sentidos horário e anti-horário, além de desativação temporária de pontos de parada no trecho. No sentido horário, os ônibus vão sair do terminal do Cabral e entrar à direita na Munhoz da Rocha, seguindo até a Manoel Pedro, depois pela Arthur Loyola, até chegar à Almirante Tamandaré para entrar à esquerda na Augusto Stresser, de onde retomam o trajeto original, a partir da Germano Mayer.

No sentido anti-horário, o itinerário alternativo vai seguir pela Augusto Stresser, até a ruas José de Alencar, Bom Jesus e a via rápida Dr. Joaquim José Pedrosa (sentido centro/bairro), até chegar na Rua dos Funcionários e acessar o Terminal do Cabral, virando à esquerda.

Na linha Interbairros II, os pontos de parada da Rua dos Funcionários, Jaime Balão e Germano Mayer, entre a Augusto Stresser e a Dep. Carneiro de Campos, serão desativados até domingo (12/5). Os usuários poderão usar as paradas na continuação da Augusto Stresser até a José de Alencar e na Rua Bom Jesus. No sentido horário, as paradas serão na Munhoz da Rocha, Prof. Arthur Loyola, Almirante Tamandaré e Augusto Stresser. Os mapas dos itinerários temporários estão no Boletrans.

A Setran orienta que os motoristas evitem a região nos próximos dias, se puderem. Algumas vias do entorno da Rua dos Funcionários, como a Camões, entre as ruas Mercedes Doria e João Américo de Oliveira, também estão com obras de fresa e recape. Há poucas alternativas de desvio no trecho.

Projeto
Depois de concluída, a Estação Modelo Prisma Solar Agrárias será reativada para ajustes finais na operação com o transporte coletivo. O equipamento traz uma série de inovações, como a geração de energia fotovoltaica, conforto térmico, conexão com a Central de Operação da Urbs e do Hipervisor Urbano para monitoramento do sistema e entorno preparado para a multimodalidade. Há ponto de locação de bicicletas compartilhadas, vagas de parada de carros de aplicativos além de calçamento com atenção à acessibilidade. A entrega da estação está prevista para a próxima semana.

Depois de aprovada a operação do equipamento, serão licitadas outras 11 prismas solares, para o itinerário do Inter 2, conforme os estudos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pelo projeto. As novas estações do Inter 2 fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem US 106 milhões em financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para requalificação de quase 40 quilômetros de itinerário do Inter 2/Interbairros 2, incluindo viadutos e pontes, com impacto em 28 bairros da cidade.

Foto: Divulgação
#curitiba #onibus #cidade

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.