Atividades físicas e boa alimentação dos caminhoneiros: é possível essa combinação na estrada?

Vamos falar sobre atividade física e alimentação bacana, coisas que mudam a vida dos caminhoneiros que passam longas horas sentados, sempre na mesma posição. A Rede Pedro Pelanda, preocupada com o bem-estar dos seus motoristas, sabe disso e vai ajudar a orientar seus motoristas profissionais a terem, sim, qualidade de vida mesmo nas estradas.

É possível? Vem com a gente para ver!

Atividades físicas sempre

A rotina do caminhoneiro não pode ter apenas o sobe e desce da boleia como atividade física. Tudo bem, é impossível fazer exercícios em uma academia, claro, pois todos estão se movimentando diariamente. Então o que fazer?

Antes de mais nada, saiba que essa atividades físicas são perfeitas para:

– Melhora na qualidade do sono
– Redução do estresse
– Aumento da resistência física
– Diminuição das dores no corpo e da fadiga
– Aumento da produtividade e disposição
– Fortalecimento do sistema imunológico
– Redução do percentual de gordura
– Aumento da massa magra corporal

A primeira coisa é orientar os caminhoneiros a pararem em qualquer unidade da Rede Pedro Pelanda.

Lá é seguro, tem banheiros limpos e ducha bem quente para dar aquele relax!

Ao chegar, é bom começar com um alongamento para relaxar os músculos beeeeem tensos por horas no volante! Já começa a aliviar a tensão muscular e reduzir dores lombares e no pescoço, braços e pernas. Lembre-se que após permanecer na mesma posição por horas, as chances do caminheiro se machucar se não fizer alongamento são enormes.

Aqui tem um vídeo que mostra bem como deve ser o alongamento. Divulgue para os caminheiros terem ideia do que fazer!


Já devidamente alongados, é hora de caminhar. Ou, se for o caso e a disposição, dar uma corridinha leve – nada de sair feito louco pelas estradas, certo? O ideal é usar um espaço seguro, longe do trânsito de caminhões. Neste caso, se o caminhão passar por algum parque ou pracinha, dá para esticar as canelas tranquilamente, mas pode ser no estacionamento do Pedro Pelanda, desde que longe dos caminhões!

Quanto tempo? Pode ser 15 minutos por dia, já ajuda muito para melhorar o metabolismo, aumentar a resistência física e reduzir o colesterol.

Tem mais um vídeo aqui. Confere que é bacana!


Agora é o momento de dar aquele trato na musculatura – e os abdominais são perfeitos.
– Ajudam no equilíbrio do corpo
– Reduz a gordura localizada
– Ajuda a acabar com dores nas costas


Pode ser uns 15 minutinhos também, já é mais que suficiente. Vale ter um colchonete junto, para não deitar no chão, maravilha?

Olha esse tutorial aqui e divulgue para seus caminhoneiros!

Por último, a famosa corda requer um pouco de coordenação motora? Sim, é verdade, mas é fácil de fazer em alguns minutos. Uma corda nem ocupa espaço no caminhão e 10 minutinhos já ajudam na resistência, aumenta a força das pernas e, claro, no equilíbrio. Cuidado para não ter uma queda ou machucar os joelhos. Peça para irem com calma, sem forçar muito.

Tem vídeo também aqui!



Agora a alimentação

A Rede Pedro Pelanda tem almoço para a satisfação, energia e nutrição para o corpo dos motoristas. Mesmo assim é bom dar algumas dicas, como manter uma dieta balanceada para não desenvolver problemas futuros, como diabete, colesterol ruim e obesidade, problemas sempre presentes em caminhoneiros que comem tudo a qualquer hora.

O corpo humano é igual ao caminhão: para funcionar bem, precisa de combustíveis de qualidade que, aliás, é a base da Rede Pedro Pelanda (desculpem, não resisti).

Não comer muito carboidrato em, mas não deixar faltar aveia e arroz integral como fonte de energia. A ideia é evitar picos de glicose no sangue. Frango e peixes são opções a serem consideradas justamente para serem carnes magras que fazem bem para os tecidos musculares, mas uma carninha vermelha é sempre bom para dar uma variada. Legumes e frutas sempre presentes, maravilha?

Coxinha e demais salgados podem ajudar, como alternativa, para levar um lanchinho pelo caminho, mas CUIDADO para que os salgados não se tornem o prato principal.

Na boleia, aliás, frutas não podem faltar. Bananas, maçãs e outras que sejam fáceis de levar. Detalhe: não basta levar, mas lavar também. Use água sanitária para limpar, deixando uma colher deste produto para cada dois litros de água, lavar com água corrente e secando bem.


Falando em água, nem precisa lembrar de ter litros de água fresca para ir bebendo ao longo da viagem, não é mesmo?

Uma dica extra: vale investir em um refrigerador portátil para caminhão! Mantém as frutas por mais tempo e a água geladinha!

É isso! Vamos melhorar a vida de todos!
#estradas #caminhoneiros #saude

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.