Paranaguá intensifica ações de combate à dengue com mutirões de remoção de criadouros

Nesta sexta-feira, 9, um mutirão de limpeza ocorrerá nos prédios públicos, departamentos, secretarias e escolas municipais de Paranguá para  remover recipientes que possam acumular água e se tornar possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Na semana seguinte, os mutirões seguirão para os bairros da cidade com cronograma definido por regiões que serão informados gradativamente. Em cada localidade, na data informada pela Prefeitura de Paranaguá antecipadamente, haverá a coleta de materiais volumosos, como móveis, eletrodomésticos, pneus e entulhos. Os moradores serão informados para que possam depositar esses objetos nas calçadas para facilitar o recolhimento pelos caminhões da Prefeitura.

O prefeito Marcelo Roque ressalta a importância da participação da comunidade na prevenção e no combate à dengue. “Iniciaremos com os prédios municipais com a união de todas as secretarias e, em seguida partiremos também com os mutirões nos bairros iniciando com aqueles com maior incidência do mosquito. Pecisamos da colaboração de todos os parnanguaras para eliminar os possíveis criadouros do Aedes em suas casas e nos seus locais de trabalho”, ressalta.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, lembra que o ano epidemiológico da dengue iniciou em 30 de julho de 2023 e segue até 24 de julho de 2024. De julho para cá, Paranaguá registrou 462 casos de dengue e nenhum registro de dengue grave, muitos desses pacientes já estão recuperados já que os casos começaram a ser contados no finalzinho de julho. São 317 casos prováveis atualmente.

“Apesar de não termos casos graves, não podemos baixar a guarda. Temos vivido dias muito quentes e com muitas chuvas o que causa maior proliferação do mosquito. A dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente e causar complicações sérias e precisamos prevenir e a melhor forma é eliminando as larvas e ovos do Aedes aegypti”, alerta a secretária.

O secretário de Obras, Ildeivan da Silva Júnior, acrescenta que os mutirões de limpeza serão realizados de forma integrada entre as secretarias envolvidas. “Nesta primeira semana iniciaremos nos prédios públicos e em seguida, vamos percorrer todos os bairros da cidade, seguindo um cronograma pré-estabelecido, e contamos com a ajuda dos moradores para que separem os materiais que não utilizam mais e que possam servir de abrigo para o mosquito”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino, reforça as orientações para evitar o acúmulo de água em recipientes que possam favorecer a proliferação do Aedes aegypti. “É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Também é recomendável manter as caixas d ‘água bem fechadas, limpar as calhas, colocar areia nos pratos das plantas e não deixar água parada em lajes e piscinas”, orienta.

#dengue #mosquito #paranagua

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.