Começou na tarde desta segunda-feira (08), o Circuito Escolar de Tênis de Mesa. A primeira etapa foi realizada no Ginásio Ney Braga e faz parte de uma ação iniciada em 2010, pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). Foram 109 inscritos, provenientes de escolas municipais, estaduais e particulares, divididos em nove categorias.

Os jovens jogadores de tênis de mesa de São José dos Pinhais terão várias oportunidades de praticar neste ano. O Circuito, ainda terá etapas em agosto e outubro, além de outros campeonatos que ocorrerão paralelamente. De acordo com o Coordenador e técnico do esporte na cidade, Jeferson Henrique Martins, estes são momentos importantes na formação das crianças como cidadãos e como esportistas. “A ideia é manter os atletas ativos durante o ano todo. Alguns dos jogadores de hoje participaram dos Jogos Escolares em abril e a maioria joga novamente em agosto. Assim estimulamos o treino e fomentamos cada vez mais projetos em escolas ao redor do município”, afirmou

Tênis de mesa em apoio apoio ao Mais Educação

O mesatenista reafirmou o caráter educativo, como o mais importante do esporte. “O Circuito Escolar é uma forma de motivar professores e atletas. Os professores buscam os meios e os alunos praticam”, concluiu Jeferson. Quem botou em prática os frutos desta motivação foi a professora do projeto Mais Educação, Tatiane Barbosa Ramos. Ela trabalha na Escola Cleonice Braga, onde implantou o tênis de mesa no contraturno das atividades para exercitar a concentração. “A disciplina adquirida no jogo é refletida em sala de aula. No projeto visamos, através do lúdico e diferenciado, complementar a formação”, esclareceu a educadora.

Mais do que um jogo, o tênis de mesa, assim como o xadrez, representa para muitas crianças uma oportunidade, já que 40 alunos frequentam o colégio fora do seu horário de aula e, através do Mais Educação, aperfeiçoam o rendimento escolar, adquirindo novas experiências. Kauã Victor Desplanches garantiu que sempre foi um bom aluno, mas é ainda melhor desde que iniciou a prática. “Eu não conhecia o tênis de mesa e a professora falou que ia me ensinar. Eu até ia bem no colégio, mas depois disso eu comecei a ir bem melhor”, contou. O jovem atleta finalizou explicando as técnicas e regras do jogo. “Não é pingue-pongue, mas sim tênis de mesa. Os jogos do campeonato vão até 11 e a gente sempre tenta ficar a um palmo da mesa, assim da pra alcançar a bola com mais facilidade”, finalizou.

Para mais informações sobre o Programa Mais Educação, entre em contato com a Secretaria de Educação através do telefone (41) 3381-6976.

Fonte: Prefeitura SJP