piraquarajpgO município de Piraquara sediou nesta quarta feira (25) a reunião mensal da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC). A assembléia ordinária da associação, que ocorre na última quarta feira de cada mês, foi realizada na sede campestre da Sociedade Morgenau, e contou com a participação de prefeitos e representantes de diversos municípios.

Na abertura dos trabalhos o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da integração entre os municípios. “Nós de Piraquara estamos felizes em receber os prefeitos e os representantes aqui em nosso município, e também por contribuir com essa importante integração”, ressaltou.

ONG – SERPIÁ – Serviços e Programas para a Infância e Adolescência
As atividades tiveram início com a apresentação do vice presidente da ONG Sérpia, Hélio Cadore, que mantém uma clínica interdisciplinar e oferece atendimentos a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Ele explicou o trabalho desenvolvido pela entidade e as parcerias com municípios.

Alagamentos
Em seguida os prefeitos falaram sobre os estragos causados pela última enchente que atingiu Curitiba e diversos municípios da região metropolitana. A realização de obras de desassoreamento e construção de bacias de contenção são algumas das reivindicações feitas pelos prefeitos. “Vamos formalizar um pedido junto ao governo do Estado para que sejam feitas novas intervenções nos rios, pois só com as ações isoladas de um ou outro município não vamos conseguir amenizar o problema de forma satisfatória”, destacou o prefeito de Pinhais e presidente da Assomec, Luizão Goulart. O prefeito de Pinhas também aproveitou a oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido nos últimos anos em seu município, que reduziu consideravelmente o registro de ocorrências causadas pelas chuvas.

Piraquara: Preservação x Desenvolvimento
Por fim, Piraquara apresentou as dificuldades que enfrenta por possuir a maior parte do seu território decretado como área de proteção permanente e grande limitação para o desenvolvimento. A Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Raquel Sizanoski, apresentou um panorama geral com indicadores do município, números referentes a capacidade de produção de água, e a baixa compensação que a cidade recebe.

Na oportunidade, o Prefeito Marquinhos defendeu que os municípios que preservam e fornecem água para os demais sejam recompensados. “Precisamos buscar soluções e uma compensação justa, para que Piraquara continue preservando e mantenha a qualidade da água, mas também consiga um equilíbrio em suas receitas.”, finalizou.

Participaram prefeitos e representantes das cidades de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Quatro Barras, Lapa, Contenda, Quitandinha, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, o Deputado Estadual, Anibelli Neto, vices prefeitos, secretários municipais e vereadores de Piraquara.

Matéria: Eduardo Furiatti
Fotos: Bruno Oliveira