A Justiça Eleitoral cancelou 59.817 títulos de eleitores paranaenses. Isso porque, nos últimos três pleitos, eles não votaram e não justificaram a ausências. Para não ter o título suspenso, os eleitores deveriam ter regularizado a situação em um cartório eleitoral até 25 de abril deste ano. O dado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (14).

Em todo o Brasil, segundo o TSE, foram cancelados 1.354.067 títulos. As faltas são contabilizadas por turno, ou seja, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, a Justiça Eleitoral considera duas faltas. Os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos não tiveram o título cancelado.

No Paraná, 67.782 títulos poderiam ser cancelados, porém, 7.634 pessoas sujeitas a sanção procuraram a Justiça Eleitoral e regularizaram as faltas dentro do período estipulado.

A legislação brasileira estabelece que aquele que tiver o título cancelado, além de não poder votar, pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, tomar posse em cargo público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Ainda é possível regularizar a situação. O eleitor precisa ir a um cartório eleitoral e pagar multa de R$ 3,50 por turno.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: G1PR / foto: Agência Brasil