Foto: Sxc, Divulgação
Foto: Sxc, Divulgação

No próximo dia 25 de abril, os médicos de todo o país vão suspender os atendimento aos pacientes com plano de saúde. Nesta data será realizado o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde, uma mobilização que já aconteceu nos últimos dois anos com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenm).

Haverão protestos em várias regiões que visam chamar a atenção para o que a categoria classifica como abusos praticados pelas operadoras na relação com médicos e também com pacientes. Serão caminhadas, concentrações e outros atos públicos.

 

Reivindicações
Entre os itens que a categoria pede mais atenção estão reajuste de consultas e de procedimentos, além do apoio ao Projeto de Lei 6.964/10 (sobre a contratualização e da periodicidade de reajuste dos honorários pagos aos médicos). Também estará em pauta neste dia a cobrança de um posicionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre as propostas de cláusulas obrigatórias que serão inseridas nos contratos entre médicos e os planos de saúde — que foram apresentadas pelos médicos no mês de de 2012.

Com informações da Banda B