realO salário mínimo deverá passar para R$ 719,48 já no próximo ano, de acordo com previsão do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, enviado nesta segunda-feira pelo Executivo ao Congresso Nacional. A proposta, portanto, prevê que o mínimo terá um reajuste de 6,12%. Além disso, o projeto também faz uma previsão de crescimento na casa dos 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, com inflação oficial também fechando em 4,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

 

Mesmo assim, com essa perspectiva de que o Banco Central volte a reajustar os juros básicos da economia somente na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o documento indica que a manutenção da taxa Selic será em 7,25% ao ano por, pelo menos, três anos (ou seja, até o final de 2016).

Para ter ideia, em 2013 a economia brasileira deverá se expandir em 3,5% e a inflação prevista é de 5,2%, segundo o projeto. Todas as informações foram apresentadas pela secretária de orçamento do Ministério do Planejamento, Célia Correa, em entrevista coletiva em Brasília. O projeto, agora, será encaminhado para o Congresso Nacional.

Com informações da Agência Brasil