Foto: coritiba.com.br

Com o Coritiba livre do rebaixamento no Brasileiro e sem o que buscar na última rodada do campeonato, quando enfrenta o Figueirense, no domingo, no Couto Pereira, as avaliações do ano já começaram. Ao olhar a temporada, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade admite: alguns jogadores importantes não renderam o esperado.

“Em respeito aos profissionais, eu não posso dizer os nomes. Mas isso ocorreu”, admite o dirigente, citando ainda a decepção do elenco com a perda da Copa do Brasil e o número de contusões “nunca visto no Coxa”, incluindo atletas importantes como Rafinha, Sérgio Manoel, Keirrison e Emerson, para justificar que o segundo semestre tenha sido “um tanto frustrante”.

Quanto a sua responsabilidade no desempenho da equipe, Andrade garante que não foge disso. “O sucesso é de toda a equipe, mas a frustração e os erros são da liderança”, argumenta. “Se tivesse trazido uma ou outra peça poderia ter ido para a Libertadores. Mas isso são lições que a gente tem, experiências na vida para aprendermos com os erros”, completa.

Apesar de admitir que ocorreram erros entre as 20 contratações feitas pelo clube para esta temporada, Andrade defende que o planejamento feito para 2012 foi adequado e que o problema foram as lesões inesperadas. “Em compensação, tivemos surpresas agradáveis, como o zagueiro Escudero, o volante Gil e o meia Éverton Ribeiro”, disse, ressaltando o último. “Ele mostrou ao Brasil que é um grande jogador”, garante.

O presidente coxa-branca chega hoje a Curitiba depois de ver a derrota no domingo para o Cruzeiro em Belo Horizonte e ir ontem para São Paulo resolver problemas pessoais. A partir de agora, será feito uma conversa com os atletas, independentemente se interessa ao clube que o jogador fique para 2013 ou não.

“A partir da semana que vem vamos divulgar com quem contamos, quem renovará o contrato e quem sairá. Mas queremos falar primeiro com cada jogador”, disse Andrade. Ele admitiu ainda que o Coxa buscará de quatro a cinco reforços para 2013.

“Ano que vem vai ser muito melhor, vamos qualificar o elenco. A comissão técnica está discutindo isso há mais de 20 dias. Estamos buscando no mercado, mas com as dificuldades financeiras que temos”, avisa.

Fonte: Gazeta do Povo