Transporte coletivo de Curitiba acelera com eletromobilidade, novas tecnologias e investimento recorde
Curitiba colocou o pé no futuro do transporte coletivo em 2022. O início dos testes de veículos elétricos marcou a entrada dos ônibus da capital na era da eletromobilidade, tecnologia não poluente que é uma das grandes apostas do município para os próximos anos.
Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na capital, outra inovação veio com novas formas de pagamento da tarifa nos ônibus, com a utilização de cartões de débito e crédito e celulares com tecnologia de aproximação. Além disso, a Prefeitura colocou em operação novas linhas de ônibus, com destaque para as dos parques Náutico e Lago Azul, que funcionam aos domingos.
Com maior investimento em obras dos últimos cinco anos, de R$ 6,5 milhões, o município também iniciou a reforma do Terminal Cabral, um dos maiores da cidade, e revitalizou 85 estações-tubo.
Energia limpa
Curitiba deu início, em 2022, aos testes com ônibus elétricos, dentro da estratégia de alcançar, até 2030, 33% da frota de veículos com emissão zero no transporte coletivo, percentual que deve chegar a 100% até 2050.
“Demos um passo importante dentro da meta de adoção de uma matriz energética limpa nos próximos anos. A demonstração é importante para que possamos testar o modelo no transporte coletivo e a população possa ter os primeiros contatos com a nova tecnologia”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Os testes foram feitos com o ônibus elétrico da chinesa Higer em cinco linhas: 801 Campina do Siqueira/Batel; 380 Detran/Vicente Machado; 617 Jardim Ludovica, 654 Campo Alegre; e 826 Campo Comprido/CIC. Além disso, foram realizadas viagens gratuitas no Parque Barigui.
Ao todo, 3.923 pessoas testaram o ônibus elétrico na capital, como o aposentado João Aguiar, que aproveitou o tempo livre para fazer duas viagens no ônibus elétrico.
“Vim passear um pouco, distrair a mente. É muito bom o ônibus elétrico, sem barulho, poderia ir até Guaratuba”, brincou Aguiar.
O Novo Inter 2, o Interbairros II e o Ligeirão Leste-Oeste devem ser as primeiras linhas a receber veículos elétricos, a partir de 2024. Além da fabricante chinesa Higer, outras montadoras devem fazer testes de veículos elétricos em Curitiba, segundo a Urbs.
Pagamento com cartão de crédito e débito
O pagamento de passagens de ônibus com cartões de crédito e débito e outros dispositivos por aproximação ganhou a adesão dos usuários do transporte coletivo.
A inovação foi implantada em março de 2022e mais de 4 milhões de passagens já foram pagas utilizando a funcionalidade. Essa forma de pagamento já representa 18% do total de passagens pagas (dinheiro, cartão-transporte e cartões de débito e crédito).
Todas as 254 linhas de ônibus da capital, além dos terminais e das 335 estações-tubo da cidade, aceitam a funcionalidade.
Recursos para o sistema
O bom desempenho do transporte coletivo em 2022 também se deve à aprovação da suplementação orçamentária de R$ 174,1 milhões, que garantiu a sustentabilidade do sistema.
Do total de recursos, R$ 132,4 milhões foram destinados para equalizar, no exercício de 2022, a diferença entre a tarifa social de R$ 5,50, paga pelo usuário, e a técnica, de R$ 6,37, que representa o custo real do sistema.
Os R$ 41,6 milhões restantes foram destinados a reformas das estações, plataformas, tecnologia da informação e comunicação.
Novas linhas e integração
Novas linhas e ampliação de trajetos trouxeram mais praticidade, conforto e lazer para o usuário do transporte coletivo em 2022.
A Urbs colocou em operação duas novas linhas que funcionam apenas aos domingos e levam a parques da cidade: a 177 Cabral -Parque Tanguá e 794 Pinheirinho-Lago Azul.
Atendendo a uma reivindicação dos passageiros, a Urbs estendeu a linha de ônibus 680 Rurbana, que passou a ligar o Terminal Pinheirinho ao Terminal Tatuquara. A mudança beneficiou 2.156 passageiros.
A linha 469 Ligeirinho Centro Politécnico, por sua vez, foi estendida até o Centro Cívico, criando mais opções de deslocamento para os estudantes do Centro Politécnico e os moradores do bairro Jardim das Américas. A alteração deve fazer com que o número de passageiros/dia passe de 1,8 mil para 2,5 mil.
Outros 2,2 mil passageiros foram beneficiados pela criação da linha 817 Saturno/Veneza, que faz a interligação entre os terminais Campina do Siqueira e Santa Felicidade.
A linha alimentadora 321 Trindade foi ampliada e permitiu ligar os terminais Oficinas e Centenário, beneficiando 2 mil pessoas em dias úteis.
Os moradores do Conjunto Marselha, na CIC, por sua vez, passaram a contar com ônibus na porta de casa, com a alteração do itinerário da linha 828 C. Comprido/C. Raso. Antes, os moradores da região tinham que percorrer até dois quilômetros para chegar ao ponto de ônibus.
Também foi implantada, na Cruz do Pilarzinho, uma estação de integração temporal, permitindo a troca de ônibus sem a necessidade de pagar uma nova tarifa por um determinado período de tempo, entre sete linhas de ônibus: 170 Bracatinga, 171 Primavera, 169 Jardim Kosmos e 166 Vila Nori e com as linhas circulares 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário).
Reforma do Terminal Cabral e de 85 estações-tubo
Em 2022, o transporte coletivo recebeu o maior investimento em obras de revitalização dos últimos cinco anos. Com recurso de R$ 5,9 milhões, foram renovadas 85 estações-tubo, que receberam reforma dos pisos, pinturas e reposicionamento do posto de trabalho.
O Terminal Cabral, um dos mais importantes da cidade, por onde passam 73 mil passageiros por dia útil, também entrou em reforma. O projeto, que deve ser concluído em janeiro de 2023, contempla a reestruturação das duas plataformas de embarque e desembarque do biarticulado, nos dois sentidos (bairro/Centro e Centro/bairro), com recurso de R$ 627,3 mil.
Rodoviária completa 50 anos
A Rodoviária de Curitiba completou 50 anos em 2022 consolidada como o maior terminal da região Sul, com um movimento de cerca de 20 mil pessoas por dia.
Desde 2020, a Rodoviária vem recebendo um pacote de investimentos de R$ 719 mil, dos quais a maior parte – R$ 344 mil – aplicados em 2022. Melhorias na comunicação visual, ampliação das calçadas, projeto de acessibilidade entre as plataformas, obras de acabamento, decoração e nova iluminação estão entre as benfeitorias.
Marco de Curitiba, projetado pelo arquiteto Rubens Meister, a Rodoviária é local também de muitas histórias, como a de empreendedores que acompanharam o crescimento do terminal ao longo dos anos.
Claudia Nicolau cresceu nos corredores e entre o vaivém de passageiros. O pai abriu a primeira lanchonete quando o terminal foi inaugurado, em 1972. “Eu tinha 8 anos na época, vivi minha infância aqui”, diz ela, que hoje administra duas lanchonetes na praça de alimentação. “Somos a segunda geração e a terceira já está trabalhando também”, diz ela, com o filho João, de 18 anos.
Apoio a taxistas
A Prefeitura também reforçou o apoio ao setor de transporte comercial, com a remissão de R$ 4,36 milhões em outorgas devidas por taxistas (R$ 3,7 milhões) e concessionários do transporte escolar (R$ 663 mil) referentes a 2021.
A remissão teve como objetivo compensar as perdas provocadas pela pandemia de covid-19, beneficiando 2.745 taxistas e 992 transportadores escolares licenciados
Novos espaços licitados
Na área comercial, também administrada pela Urbs, houve licitações para ocupação de vários espaços na cidade.
Novas lojas, bancas e quiosques entraram em funcionamento nas Ruas da Cidadania, na Rodoviária, no Mercado Municipal Capão Raso, Parque Tanguá e bicicletários nos parques, praças e áreas verdes da cidade
Turismo
Para o turista, a Prefeitura, por meio da Urbs, também teve ações especiais em 2022, com as linhas de Natal do Parque Barigui, do Náutico e do Parque Tanguá, que levaram os passageiros para pontos de destaque da decoração natalina.
A Linha Turismo, que funciona em ônibus de dois andares e percorre 26 atrativos da cidade, teve o preço da tarifa reduzido de R$ 50 para R$ 30 por 20 dias, para celebrar o aniversário de 329 anos da cidade. Na Primavera, os moradores da cidade também puderam usar a linha com preço especial de R$ 5,50 – o mesmo dos demais coletivos da cidade e com desconto de 89% em relação ao preço normal.
O casal Evelyn Cristina, de 21 anos, e Pedro Henrique de Almeida, de 26 anos, aproveitaram o desconto para passear pela cidade com a amiga Adrielle Pereira, de 21 anos
“Como curitibana, amo lugares como o Tanguá e o Jardim Botânico, são sempre um prazer de visitar. Se não aproveitar a Linha, a gente fica sempre na rotina casa-trabalho”, conta Evelyn.