Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples gesto de lavar as mãos corretamente pode reduzir em 40% o risco de contrair uma série de doenças cuja transmissão está diretamente relacionada a descuido com a higiene. Dessa forma, lavar as mãos deve se tornar um hábito recorrente. Os benefícios da higienização das mãos beneficiam mais de uma pessoa, já que a boa prática impede que haja transmissão de doenças em sequência, o que poderia atingir um grande grupo.

Entre as ameaças que podem ser evitadas por meio de hábitos de higiene estão: Hepatite A, Gastroenterites, Diarreia, Rotavírus, Salmonela, Intoxicação alimentar, Meningite, Bronquiolite, Gripe, Varicela (Catapora), Candidose (“Sapinho”) e Sarampo. Acrescente à longa lista a ameaça do momento: o novo Coronavírus.

É preciso estar atento a situações onde há risco. A recomendação é sempre a de lavar as mãos antes e depois de preparar comidas, antes de comer, antes de tratar qualquer ferida ou machucado, antes e depois de entrar em contato com qualquer pessoa doente. Sem falar da prática depois de usar o banheiro, de trocar fraldas ou limpar alguma criança que tenha ido ao banheiro, de assoar o nariz, tossir, espirrar ou ter contato com qualquer tipo de secreção corporal; de apertar as mãos de outra pessoa, de entrar em contato com animais, de manusear lixo ou que tiver contato com alguma sujeira. Os cuidados são básicos, mas muito importantes para a saúde de todos, a ponto de salvar vidas.

Fonte: Prefeitura de Araucária