Devido à continuidade da greve dos caminhoneiros, apenas três Sacolões da Família da Prefeitura vão funcionar nesta quarta-feira (30/5). Estarão abertas as unidades do Jardim Paranaense, Carmo e Boqueirão. Esses locais, no entanto, poderão fechar mais cedo, se acabarem os estoques de hortifrutigranjeiros no décimo dia da paralisação nacional dos caminhoneiros.

Os pontos do Nossa Feira voltam a funcionar na segunda-feira (4/6). O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi, lembra que, desde a última segunda-feira (28/5), nenhum caminhão com frutas, legumes e verduras está chegando à Ceasa, o que impede que os donos de sacolões comprem os produtos in natura a preços acessíveis.

“Como o programa trabalha com uma lista de hortifrútis que custa, no máximo, R$ 2,29 o quilo, esses comerciantes não estão conseguindo repor seus estoques”, lembra Gusi.

As unidades do Boa Vista, Santa Cândida, Santa Felicidade, Monteiro Lobato, Santa Efigênia, Oficinas, Caiuá, Osternack, Vila Sandra, Fazendinha e Pinheirinho estarão fechadas nesta quarta-feira (30/5).

A unidade do Bairro Novo está em reforma desde o começo de maio. Ao todo, o programa conta com 15 unidades.

Feiras

Nesta quarta-feira (30/5), mesmo com poucas bancas de hortifrutigranjeiros, as feiras livres vão funcionar para o público. Na feira livre do Rebouças, nesta terça-feira (29/5), das 22 barracas de frutas e verduras que funcionariam normalmente, apenas cinco bancas estavam vendendo produtos, a maioria em pequena quantidade.  Também havia pouca oferta de ovos e pescados.

“Como sou produtora em Araucária, trouxe o que colhi na lavoura”, contou a feirante Cristina Patyk. Para chegar a Curitiba, ela saiu de casa, às 2 horas da manhã, e precisou pegar a Estrada Velha, hoje Avenida das Araucárias, em vez da Rodovia do Xisto.

“Como a BR está fechada, tive que buscar alternativa e cheguei aqui pela Avenida João Bettega”, salientou a agricultura que mora no distrito de Roça Velha.

Nossa Feira

Já os pontos do Nossa Feira, que vendem frutas e verduras a um preço máximo de R$ 2,29 o quilo, só retomam as atividades na próxima segunda-feira (4/6), por conta da dificuldade das cooperativas de adquirir frutas e verduras que não são produzidas pelos agricultores associados.

Desde a última quarta-feira (23/5), o Nossa Feira não está funcionando.


Confira a situação dos outros estabelecimentos administrados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) nesta quarta-feira:

Mercados – Também com estoques reduzidos, o Mercado Municipal, o Mercado Regional Cajuru e o Varejão do Capão Raso abrem para o público.

Armazéns da Família – As unidades abrem normalmente, mesmo já com falta de produtos de origem láctea, embutidos e carnes.

Restaurantes populares – Os cinco restaurantes funcionam normalmente na quarta-feira.

Fonte: PMC