Os comerciantes da Feira de Arte e Artesanato Garibaldi, a conhecida Feirinha do Largo da Ordem, ganharão novas barracas, mais modernas e adequadas às necessidades do espaço. A estrutura está sendo desenhada no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), como proposta para revitalização de toda a feira, que recebe 20 mil visitantes, em média, aos domingos.

“Hoje existem novas técnicas para estruturas de rápida utilização. As atuais barracas já estão obsoletas. A nova armação será mais leve, prática e útil aos feirantes e clientes”, explica o arquiteto José Novak, responsável pelo projeto no Ippuc.

Respeitando o uso já regulamentado dos comerciantes, as novas estruturas obedecem ao mesmo tamanho das utilizadas atualmente, mas com a nova proposta passarão a contar com cobertura retrátil. O novo desenho prevê que toda a barraca possa se fechar e concentrar a armação em um só eixo, como um grande guarda-chuva. Isso facilita o transporte e diminui o peso.

A Prefeitura também procura proporcionar mais conforto aos visitantes. Para isso, cada unidade contempla uma cobertura independente, que avança sobre a calçada à frente e produz sombra e proteção aos pedestres, formando um grande corredor coberto de passagem.

Para abrigar o feirante contra a chuva e oferecer privacidade, cada unidade possuirá um sistema lateral de fechamento. A montagem se dá a partir de um sistema modular de encaixe. Isso quer dizer que cada peça será programada de maneira independente, para facilitar o processo de instalação.

O tipo de material a ser utilizado está em estudo, mas há a possibilidade de que seja em 100% metálico, em aço galvanizado, o que deixa a barraca mais leve e facilita a limpeza.

Dimensões

As medidas gerais de tampo, base e grade superior estão estabelecidas em 0,70m x 2,00m. Essas peças apoiam a exposição e travam a estrutura. A grade superior funciona como um suporte para luminárias e mercadorias penduradas. O tampo é utilizado para dispor e manipular os produtos. Já na base, se armazena o estoque. Cada barraca contará com três lâmpadas de LED ligadas à rede pública.

Pelo estudo, a cobertura de lona se apoia em quatro pontos e ocupa um espaço de 2,00m x 2,00m, que compreende a área de permanência dos feirantes. A proteção secundária se projeta 1 metro sobre a via, criando uma área útil total de 6m². O espaço que cada expositor ocupa é regulamentado por contrato e pode variar de acordo com o modelo de uso de sua atividade.

Feirinha

A Feirinha do Largo acontece desde 1973 e teve origem nas exposições de comunidades hippies da cidade. Por isso, até hoje, é conhecida como Feirinha Hippie.

A feira faz parte da administração pública com a coordenação do Instituto Municipal de Turismo e é realizada todos os domingos, das 9h às 14h, ao redor do Largo da Ordem. Os comerciantes oferecem aos visitantes produtos gastronômicos e artesanais feitos em produtos como madeira, tecidos, pedras e metais.

Segundo dados do Instituto Municipal do Turismo, as 1.270 barraquinhas da feira recebem cerca de 20 mil visitantes todos os domingos. A modernização das unidades faz parte de um estudo de renovação de toda a Feira do Lardo da Ordem, adequado às leis de tombamento e fluxo acessível.

Fonte: PMC