Nesta quinta-feira (2), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma solenidade alusiva ao Dia Mundial do Profissional de Recursos Humanos. A iniciativa da homenagem foi do vereador Leonidas Dias (Pode), quarto-secretário da Mesa Executiva e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos, que presidiu o evento.
Além de Leonidas Dias, compuseram a mesa Márcio Wosniak, ex-prefeito e vereador de Fazenda Rio Grande, assessor da Secretaria de Estado das Cidades do Paraná, representando Eduardo Pimentel, secretário estadual e vice-prefeito de Curitiba; Larissa Carrera Baginski, diretora de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba; Danilo Padilha, diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros (Sindeprestem-PR); Paulo Rossi, diretor-presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros (Sineepres); Waldir da Silva Rosa, presidente do Instituto Mais Brasil (IMB); Maria Claudia Martins, sócia-proprietária da empresa Imediatta Recursos Humanos, neste ato representando as empresas de terceirização de serviços do Paraná. Também esteve presente Jorge Bernardi, ex-vereador e ex-presidente da CMC.
A gestão de pessoas na sustentabilidade de qualquer negócio
O vereador Leonidas Dias, propositor da sessão solene, iniciou sua saudação oficial dizendo acompanhar com grata satisfação o trabalho dos homenageados. “Sei da importância que vocês desempenham no fomento ao empreendedorismo, na geração de empregos e na gestão de pessoas, não só em nossa cidade, mas em todo o país”, disse o parlamentar.
De acordo com Leonidas, a comemoração do Dia do Profissional de Recursos Humanos surgiu da necessidade de se valorizar e de reconhecer a contribuição dos trabalhadores dessa categoria para o sucesso das organizações e empresas e para o bem-estar dos colaboradores. “A gestão de pessoas é estratégica e determinante na sustentabilidade de qualquer negócio”, defendeu Leonidas.
“Mais do que administrar contratações e demissões, o profissional de RH é um motivador que interpreta e aplica as leis trabalhistas”, esclareceu o parlamentar.
Tutela e acolhimento dos trabalhadores
Larissa Baginski, diretora de RH da CMC, esclareceu que atualmente a Casa tem em torno de 700 funcionários, entre servidores efetivos, comissionados e terceirizados, além dos vereadores. “Para mim”, disse Larissa, “é uma grande hora e uma grande responsabilidade atuar nessa área. Entendo que o setor de Recursos Humanos desempenha um papel não só de tutela mas, também, de acolhimento”.
Waldir da Silva Rosa, presidente do Instituto Mais Brasil, iniciou sua fala assinalando ser uma honra participar do evento. “O Instituto surgiu justamente da necessidade de qualificar profissionais de recursos humanos”, disse. De acordo com ele, atualmente o IMB disponibiliza 34 cursos em diversas áreas, incluindo espanhol e inglês. “O objetivo até o fim do ano é, no mínimo, duplicar esse número. Sem qualificação, é impossível, a quem quer que seja, melhorar ou ampliar suas metas profissionais”, afirmou o presidente do IMB.
“A luta de classes acabou”
No entendimento de Paulo Rossi, diretor-presidente do Sineepres, o setor de Recursos Humanos representa o elo entre o colaborador e o tomador de serviço. Para ele, a luta de classes acabou: “Hoje, patrão e empregados devem andar juntos. É a única forma de se conseguir maior geração de empregos e melhores salários. Também é a única forma de se estabelecer a igualdade salarial entre homens e mulheres”. Segundo Rossi, as questões relativas ao meio ambiente, à responsabilidade social e à gestão corporativa devem integrar o cotidiano das empresas “Nesse sentido, a terceirização é o melhor caminho para quem entrar ou se reinserir no mercado”, finalizou.
A parceria entre sindicato patronal e sindicato de trabalhadores foi exaltada por Danilo Padilha, diretor-presidente do Sindeprestem-PR. Ele disse que a entidade representa todas as empresas de trabalhos temporários e a terceirização de serviços. Padilha agradeceu a atuação de Luiz Mauro Lebelem, um dos diretores da entidade, e também expressou gratidão a Luiz Fernando Busnardo, superintendente regional do Ministério do Trabalho no Paraná.
FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CURITIBA
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC