eletronicaO Governo do Paraná lançou na última terça-feira (18) a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica – NFC-e. A cerimônia aconteceu no auditório da Celepar e teve como objetivo apresentar a nova nota fiscal eletrônica que substituirá o documento em papel. Segundo a apresentação, a utilidade deste novo produto é agilizar os processos de vendas e compras, dando maior segurança ao varejista, ao consumidor e ao fisco do Estado, além de facilitar o controle do trabalho da contabilidade.

A NFC-e reduz os custos operacionais para os comerciantes e traz mais confiança para o consumidor, já que ele pode verificar a autencidade e validade da NFC-e com a comodidade de receber o documento diretamente no seu dispositivo móvel. Além disso, ela contribui com o meio ambiente e garante uma concorrência mais justa em razão do aumento da frequência com que os cidadãos passam a solicitar os documento fiscal.

Para o fisco estadual, o principal benefício é o acesso à informação em tempo real, diminuindo a grande burocracia na relação entre o fisco e o contribuinte, além de reduzir o custo Brasil com a simplificação desses processos. A NFC-e é um documento fiscal e eletrônico emitido em diversas operações comerciais tanto nas vendas presenciais quanto nas entregas em domicílio.
Tendência chega ao Sul do país
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já é uma realidade em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Agora o projeto chega ao Sul do País. Em Porto Alegre (RS), a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) também foi implantada essa semana. Na segunda-feira (17) as empresas contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) já começaram a se adaptar ao novo método de emissão das notas pelo novo sistema. No ato foi lançado também o site pelo qual as empresas prestadoras de serviço irão emitir a NF, que na região será chamada de Nota Legal Porto.

Fonte: Agência Conversion