planaltoEleições chegando e o cenário econômico pode sofrer com as mudanças políticas. Que alguma coisa vai mudar, isso é certeza, e esta mudança pode afetar a economia do Brasil diretamente.

Marcelo Valério, professor convidado da Fundação Dom Cabral, deu o seu parecer do ponto de vista financista.

Brasil e o mundo
É evidente que a economia no Brasil depende – e muito – do que acontece ao redor do mundo, assim como a maioria dos países, porém Marcelo Valério não acha que seja ilusório pensar que uma mudança de Governo Federal possa alterar o cenário.

“Acho que é possível seguir mudando independente de quem seja o Governante, desde que haja planejamento e um modelo sustentável de desenvolvimento, com investimento na economia, inflação baixa, redução da pobreza, melhor ensino e outros pontos” explica Marcelo Valério.

Reeleição
Imaginando um cenário em que haja uma reeleição da atual presidenta, Marcelo Valério acredita que mesmo assim deve haver uma mudança no cenário econômico. Para o especialista, hoje a situação não é sustentável a médio e longo prazo, pois a economia brasileira vem apresentando baixo crescimento, inflação alta e deficit em conta corrente.

“É difícil saber até quando vai durar este cenário e qual será o desdobramento. Penso que, no caso de reeleição, haverá mudanças de alguns membros da equipe econômica e, com isso, podemos ter um ajuste fiscal moderado. Hoje estamos vivendo a deterioração da situação econômica” explana Marcelo Valério.

Mudança no Planalto
Caso haja uma alteração do comando em Brasília, o empresário brasileiro pode precisar ter alguma cautela na visão de Marcelo Valério. Para Marcelo, a situação hoje não é nada favorável e a tendência é que permaneça assim para os próximos anos – que deverão ser de ajustes.

“Os empresários, na minha leitura, já estão sendo cautelosos principalmente nos setores que estão sendo mais atingidos, como a indústria. É sabido por todos que hoje o Brasil tem uma macroeconomia que está perdendo sua sustentação, que a área fiscal está perdendo credibilidade, o chamado tripé pelos economistas está fragilizado, a microeconomia sofre devido as amarras que cabe ao Governo, que há problemas no setor de saúde,segurança, educação, energia entre outros” enumera Marcelo Valério.

Em sua visão, o Governo não investe nestes setores o que deveria investir. “Enquanto as empresas privadas investem 25% de seus recursos,o Governo de cada R$ 100,00 arrecadado investe apenas R$ 5,00. Enfim a resposta deveria ser ampla, muito mais ampla do que possamos detalhar aqui, face a tantos ajustes que devem ser feitos” esclarece Marcelo Valério, pontuando ainda que é preciso reformas em todas as dimensões de gastos, mas antes precisa haver um mapeamento, um planejamento e, aí sim, uma tomada de decisões.

Empresário deve esperar?
Marcelo Valério recomenda ao empresário brasileiro esperar passar essa febre de eleições antes de tomar decisões mais ousadas ou de investir mais pesado.

“Devemos esperar, pois estamos diante de um cenário pessimista e o Brasil está numa fase de indefinições. Cabe aos empresários reverem seu planejamento estratégico e simularem cenários, definirem os fatores críticos de sucesso, ter uma equipe de alta performance.”

Marcelo entende que cautela é sempre bom ter e que o empresário deve pensar bem no que vai ser feito e quanto será investido.

“Sabemos que o empresário não sobrevive sem investimento, estamos no momento de fazer nossos orçamentos para o próximo ano e na minha opinião devemos partir do atual panorama econômico, traçar metas e planos de ações que estejam em sintonia com o cenário do mercado e levando em conta as variáveis que já se desenham para o próximo ano”.

Sugestão
O especialista finaliza com uma sugestão para os empresários: analisar as possíveis interferências externas ao negócio, como previsões do cenário econômico, político, social e mercadológico.

Marcelo Valério
Marcelo Valério é professor de finanças convidado da Fundação Dom Cabral. Tem mais de 20 anos de experiência como Executivo na área de Finanças em Empresas de médio e grande porte. Atuou como Diretor Financeiro na Sadia e Ford do Brasil. É proprietário da M&F Consultoria, atuando como consultor na área de finanças e processos.
Email: marcelovalerio.mf@gmail.com

Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira que há quase 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 35 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.

A FDC é a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2014 do jornal inglês Financial Times e o Ranking das Melhores Escolas de Educação Executiva da América Latina 2013, da revista AmericaEconomia.
JValério – Soluções Empresariais Inovadoras
Rua Ubaldino do Amaral, 856 – Centro
Telefone: (41) 3243-7159
Site: http://www.jvalerio.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/jvalerio.fdc
Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação