Fabricação de tratores no agronegócio com localização de peças em tempo real

O Brasil vive um dos seus melhores momentos no campo. Recordes na produção de grãos, aumento na exportação, novos acordos impulsionados pela demanda internacional e alta rentabilidade pelo dólar impulsiona também a indústria de maquinários e equipamentos agrícolas

Com mercado devidamente aquecido, as montadoras do setor enfrentam um desafio crescente na localização de peças para seus produtos diante do aumento dos pedidos. Com a crescente complexidade destes tratores, colheitadeiras e demais equipamentos, o número de peças e componentes necessários para sua produção aumentou, tornando cada vez mais complexa a tarefa de rastrear o movimento de peças ao longo da cadeia de suprimentos.

O bom momento no campo deve seguir forte, segundo o levantamento da Redirection International, consultoria especializada em fusões e aquisições e desenvolvimento corporativo. O estudo mostrou que o setor vai crescer 22%. As vendas podem saltar das atuais 71 mil unidades para 86,4 mil até 2026:

“O desafio agora é manter a linha de produção organizada e os dispositivos de monitoramento farão um papel indispensável para as montadoras. Com tantos pedidos, os sistemas de localização em tempo real (RTLS) devem ser parte da rotina de produção para evitar perdas de peças e atrasos na entrega. Rastrear a localização de peças desde sua fabricação até a instalação dos equipamentos agrícolas garante que estejam disponíveis quando necessário” explica Marcelo Lonzetti, Diretor Comercial da ztrax, empresa de monitoramento de ativos e pessoas.

RTLS já faz parte de outras indústrias
Os dispositivos de monitoramento, como o sistema RTLS, não são mais novidades no mercado internacional. A indústria automotiva e de produção de linha branca de eletrodomésticos já utilizam com ótimos resultados, servem como referência para quem fabrica e monta equipamentos agrícolas:

“Na verdade, todas as indústrias já perceberam que precisam investir cada vez mais em dispositivos de monitoramento para facilitar a localização de peças. O sistema pode ser instalado em peças individuais ou em equipamentos completos para localização em pátios, entregando tanto a localização quanto seu status de produção.

Para evitar sobrecargas na linha de produção e aquisições de peças exageradas que afetam a saúde financeira das montadoras, o sistema RTLS conseguem entregar informações que agilizam o processo de localização de peças, reduzindo tempo de produção, custos e melhorando a eficiência da produção:

“Os gestores podem criar sistemas de monitoramento inteligente para a identificar problemas e evitar falhas que interrompam a produção. Com mercado aquecido, não há margem para atrasos” explica Marcelo.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.