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Como a Engenharia de Serviços transforma o futuro das empresas a partir de análises de problemas antigos?

Quantas vezes um problema interno na empresa não foi resolvido totalmente? O  tradicional “se já funcionou antes, então funcionará agora”, na verdade, nunca deu certo e a prova está na continuidade de muitas coisas erradas.

Mas qual é a receita de sucesso que elimina o que está obsoleto hoje e renova os negócios para o amanhã?  Se não descobrir a raiz do que está atrapalhando, todos os problemas vão seguir ali, incubados, prontos para eclodir novamente mais cedo ou mais tarde.



Qual é o papel da Engenharia de Serviços para o futuro das empresas?


Essa é a resposta, seja para adaptação, evolução interna ou para transformar negócios a partir do que está errado há anos.

Se o desejo é mudar de forma sustentável e transformadora para se manter relevante às demandas do ambiente altamente competitivo atual, será necessário mudar com urgência. A própria palavra “transformação” está desgastada, pois as mudanças internas sem o auxílio de profissionais externos se mostram inválidas e inoperantes. Estas mudanças estão cheias de vícios, de status quo e de soluções que funcionaram no passado, mas que apenas mascararam problemas reais.

Muitas empresas estão acostumadas a aplicar esforços de curto prazo sem conexões evidentes com as prioridades estratégicas de longo prazo. É como dar água com limão para quem está com azia: parece que soluciona, mas o problema continuará presente.

Tais decisões são míopes, comprometem a competitividade do negócio e afetam sua viabilidade.

O que é mudança organizacional?

Mudança organizacional, de fato, precisa alterar um ou mais dos principais componentes de uma empresa. Pode ser sua estrutura, seu produto, sua cultura ou a eliminação de processos internos que oneram e não fazem sentido. O sucesso depende de ações pontuais onde são mais necessárias.

Lembre-se de que essas mudanças criadas pela Engenharia de Serviços podem ser difíceis de gerenciar e seus resultados acontecem de forma gradual, nunca de uma vez.

As empresas podem não conseguir manter o mesmo ritmo das mudanças conforme elas acontecem em alguns setores, mas são fundamentais. Para que esses saltos nas empresas aconteçam, todos precisam estar inseridos nas mudanças propostas pela Engenharia de Serviços.

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Quais os pontos-chave desta mudança que ainda são ignorados internamente em uma empresa?

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Existem as mudanças adaptativas, que ocorrem gradualmente ao longo de um período, e as mudanças transformacionais, mais radicais, que têm um impacto maior e podem acontecer de maneira mais rápida e drástica. Vai depender do problema encontrado e da melhor solução adotada pelos especialistas.

De qualquer maneira, a maioria das mudanças nem sempre será apenas adaptativa ou transformacional, mas sim uma combinação dessas duas formas.

Qual o papel do gestor e dos líderes na implementação das soluções da Engenharia de Serviços?

O líder precisa aprender a implementar mudanças, entender que a Engenharia de Serviços reúne perspectivas de diferentes membros da equipe para identificar o que precisa ser feito, geralmente algo que internamente não é percebido.

Tudo parte da criação de um plano baseado nos problemas já identificados e nas perspectivas para resolver tais questões. O líder ou gestor precisa ter claro que ele vai liderar essa implementação na empresa, organizando a direção que seus comandados devem seguir.

Claro que a solução passa pelo estudo de todos os recursos internos, desde os componentes da arquitetura da sua organização até problemas logísticos.

Use o que foi descoberto pela Engenharia de Serviços para implementar mudanças dentro da sua organização. Incentive outros a participar da implementação da mudança.

Vale tentar seguir o instinto mesmo com todas as informações em mãos?

Nada de instinto, nada de “isso já funcionou”. Se estivesse funcionando de verdade, a empresa estaria bem agora, não é mesmo?.

O gestor tem uma ferramenta poderosa em mãos com a Engenharia de Serviços, que chega com resultados contundentes – não faz sentido ignorar essas informações e começar a tirar conclusões precipitadas durante essa etapa.

Pode ser fácil e tentador tentar resolver situações rapidamente com base apenas em observações iniciais, mas acertar ignorando dados críticos não vai ajudar.

A implementação bem-sucedida passa pelas etapas da Engenharia de Serviços externas:

  • Coleta de todos os dados relevantes
  • Observação do ambiente interno e externo
  • Análise dos impactos potenciais das possíveis mudanças
  • Aplicação das soluções e consideração do feedback após a implementação

Depois de receber essa pesquisa detalhada com as soluções, a próxima etapa é partir para a ação – e isso vai exigir do gestor seguir um plano claro de como e onde todas as mudanças vão acontecer.

Como levar a organização para o próximo nível com informações da engenharia de Serviços?

Os colaboradores precisam saber o que vai acontecer, portanto, o melhor caminho é o seguinte:

  • Compartilhe a nova visão e explique como serão implementadas as soluções. Confirme se sua equipe sabe como tais mudanças vão acontecer e lembre como tudo isso será melhor para eles.
  • Explique qual será o caminho e lembre a todos que a mudança organizacional pode causar desconforto inicialmente, mas é fundamental para o sucesso do negócio.

Saiba liderar quando a mudança chegar!

Entenda todas as soluções da Engenharia de Serviços – sua equipe vai depender da sua orientação.

Clique aqui e chame a equipe da CWBem para uma conversa sobre Engenharia de Serviços.

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