Com oito endereços na cidade, o Espaço do Empreendedor recebe cada vez mais trabalhadores que estão deixando a informalidade para seguir passos regulares e abrir uma empresa. A modalidade de formalização que mais cresce é o Micro Empreendedor Individual (MEI).

Em Curitiba, já são mais de 75 mil empresas na categoria MEI, que gera vantagens previdenciárias e isenta de diversas taxas e obrigações. A maior limitação, neste caso, é a receita bruta anual, que não pode ultrapassar R$ 60 mil.

No Espaço do Empreendedor é possível fazer as consultas e encaminhamentos que cada ramo de negócio precisa, além de participar de cursos e receber orientações que complementam a atividade econômica que a pessoa queira fazer. Tudo de graça.

O valor mensal pago para a formalização na modalidade MEI é de pouco mais de R$ 50 e varia de acordo com o ramo de atividade. Além de contar contribuição para aposentadoria, o Micro Empreendedor Individual tem uma série de vantagens e facilidades, como crédito bancário especial, preços diferenciados com fornecedores e desconto de até 20% na compra de veículo zero km, de acordo com cada montadora.

“A maior procura é para a formalização de prestadores de serviço, como profissionais de estética e de manutenção, que estão deixando a informalidade para abrir empresas”, ressalta Marcela Iazynski, coordenadora dos Espaços do Empreendedor de Curitiba.

O Espaços do Empreendedor atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas Ruas da Cidadania do Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha-Portão, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

Fonte: Prefeitura de Curitiba