negociosQuando algo não vai bem na gestão de uma empresa familiar, não adianta insistir em instinto ou apenas nos laços sanguíneos. Uma análise externa, com processos analíticos e bem alinhada com os interesses da empresa são fundamentais para manter a empesa no rumo certo e recolocar tudo na direção correta.

Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, aponta qual é a melhor forma de detectar que uma empresa familiar precisa de ajuda profissional.

“O melhor indicador para isso é quando o alinhamento e o entendimento entre os membros da família com relação a gestão estão mais complexos e difíceis. Nesse momento deve-se avaliar a possibilidade da contratação de empresa especializada em processos de governança e sucessão em empresas familiares”.

No entanto, é preciso cuidado quando analisar quais seriam os profissionais, assim como quais serviços ofertados por eles, que podem ajudar uma empresa familiar a resolver alguns problemas de ordem de gestão, já que há poucos profissionais para este ramo.

“São bem poucas as empresas especializadas nestes temas. Dependendo das situações, a ajuda poderá advir de empresas focadas nas questões das relações familiares, ou empresas especializadas em mediação, ou ainda aspectos jurídicos” enumera Eduardo Valério.

Combinando experiências
Por ter mais know-how de mercado e um olhar neutro, uma equipe contratada fora da empresa para guiar e orientar é uma opção para melhorar a gestão de uma empresa familiar, mas Eduardo Valério acredita que, na maioria das vezes, a melhor solução está na combinação dos seguintes fatores:

a) Experiência e domínio do negócio, encontrado nos quadros da própria empresa;
b) Visão de agentes externos mas com bastante experiência em situações semelhantes e
c) Imparcialidade nos processos decisórios através de ambiente específico para a decisão.

Dente alguns dos mecanismos que podem ser adotados, Eduardo Valério destaca fazer um alinhamento societário, um plano de sucessão, um planejamento estratégico societário e familiar e a implantação e acompanhamento dos conselhos de administração.

“Na JValério, por exemplo, há o curso de especialização na Gestão de Empresas Familiares, cujo escopo de atuação está direcionado para a construção de mecanismos os quais possibilitam que a empresa familiar melhor administre o seu crescimento, bem como as relações entre sócios, familiares e gestores.” destaca Eduardo Valério.

Sobre Eduardo J. Valério
Eduardo J. Valério é graduado em graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Sobre a JValério
A JValério foi fundada em 1998 e é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros.
A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.

Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral (FDC) é uma escola de negócios brasileira que há quase 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 35 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.

A FDC é a melhor escola de negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2014 do jornal inglês Financial Times e o Ranking das Melhores Escolas de Educação Executiva da América Latina 2013, da revista AmericaEconomia.

JValério – Soluções Empresariais Inovadoras
Rua Ubaldino do Amaral, 856 – Centro
Telefone: (41) 3243-7159
Site: http://www.jvalerio.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/jvalerio.fdc
Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação