Edifícios em Curitiba. Crédito_Divulgação.Contribuintes inscritos em dívida ativa por débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Serviço (ISS) têm até o dia 31 de julho para quitar ou parcelar os valores, evitando assim a cobrança judicial e o pagamento de despesas processuais. A Prefeitura de Curitiba enviou 87.278 cartas a contribuintes nessa situação, com pendências de valor superior a R$ 50.

O pagamento pode ser feito nos bancos conveniados ou nas casas lotéricas (neste caso, apenas em dinheiro). Depois do dia 31 de julho não será mais possível efetuar o pagamento com o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) enviado junto com a carta.

Quem preferir parcelar a dívida deve fazer o pedido nos setores de IPTU ou ISS, que funcionam no hall de entrada da Prefeitura de Curitiba, na Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico; nos postos da Secretaria das Finanças das nove Ruas da Cidadania; ou no setor de Dívida Ativa da Procuradoria Geral do Município, na rua Álvaro Ramos, 150, 1º andar, Centro Cívico. Caso o devedor não possa comparecer, o parcelamento pode ser solicitado por um procurador portando procuração simples.

Também é possível fazer o parcelamento pela internet, no endereço parcelamentoamigavel.curitiba.pr.gov.br. Os casos serão analisados individualmente. Os débitos que não forem quitados ou parcelados serão encaminhados para execução fiscal.

Fonte: PMC