LIQUIDAÇAO EM LOJAS DA RUA XVHá menos de um mês do início do inverno, que começou oficialmente no dia 21 de junho, os lojistas foram obrigados a estampar nas vitrines cartazes de saldos, promoção e descontos. Basta dar uma volta pelo centro de Curitiba, onde o comércio de rua é mais forte, para descobrir que a temporada das liquidações de inverno já está a toda. Os lojistas instalados nos shoppings de Curitiba também já iniciaram a temporada de queima e os administradores definiram as datas das liquidações oficiais, que começam já nesta semana. No Estação, por exemplo, a temporada oficial será aberta na quinta-feira, dia 17.

No calçadão da XV de Novembro, por exemplo, a Savina oferece blusas de frio, antes vendidas por R$ 129, a partir de R$ 29,90. O desconto também pode ser visto na loja de calçados World Tênis, ao lado da Savina, que chama a atenção dos consumidores com ofertas de pares a partir de R$ 99.

No Shopping Mueller as lojas Animale, Aramis, Arezzo, Camicado, Cantão, Jorge Bischoff, Le Lis Blanc, Scala e Zara já estão em liquidação há mais de uma semana. A explicação dos gerentes consultados pela reportagem é a necessidade de livrar as prateleiras para receber a peça da coleção primavera-verão de 2015.

No entanto, o departamento de marketing já definiu a data de 24 a 27 de julho como a da temporada oficial da liquidação Mueller. Quem quiser aproveitar, encontra ofertas com até 50% de desconto. No período de liquidação oficial os preços podem ficar até 70% menores.

No Shopping Curitiba também há várias lojas com ofertas. No centro comercial o temporada, chamada de 5 dias de loucura, está marcada para os dias 23 e 27 de julho, quando os descontos chegam a 70%.

Os seus direitos em liquidações

Se o produto apresentar algum defeito de fabricação, a empresa tem que trocar, mesmo que ele tenha sido comprado na liquidação. Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia é de 90 dias. A exceção são os casos em que esteja indicado na nota fiscal que o item apresenta um problema específico, sobre o qual o consumidor não poderá reclamar.

Se a loja informar que o produto comprado na liquidação poderá ser trocado, peça que escrevam essa informação na nota fiscal, na etiqueta ou em um cartão da loja para evitar problemas futuros. Isso porque não há obrigação legal de troca por questões de tamanho, cor ou modelo.

Quando são anunciados descontos muito maiores do que a média da loja ou utilizados produtos como chamariz que não estão mais disponíveis, o estabelecimento pode ser enquadrado por propaganda enganosa, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Ao divulgar que um produto está em promoção, a loja tem que informar qual é a quantidade em estoque.

Antes de comprar, avalie a sua necessidade/utilidade para aquisição daquele produto. Faça suas contas, pois vários itens baratos podem acabar saindo caro e comprometer seu próprio orçamento.

Fonte: Bem Paraná