setranA Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) publicou nesta terça-feira (17), na internet, quais as multas foram anuladas e arquivadas em decorrência do problema de postagem que a prefeitura teve com os Correios. A consulta é feita pela placa do veículo. Ao todo, foram arquivadas 58.287 autuações, registradas entre 4 de julho e 19 de agosto deste ano.

A medida precisou ser tomada porque, segundo a prefeitura, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) deixou de enviar 18.570 autuações e 39.717 foram mandadas fora do prazo de 30 dias. A prefeitura alega que o problema aconteceu devido a uma dívida R$ 1,3 milhão com os Correios.

O débito, ainda segundo a prefeitura, não havia sido empenhado no orçamento municipal, pela gestão anterior. O Executivo municipal notificou os Correios para que o Município seja ressarcido pelo prejuízo causado pela não prestação do serviço postal no referido período.

Conforme o Código Brasileiro de Trânsito, após o prazo final para o envio da infração, a mesma prescreve e não pode mais ser cobrada dos motoristas. Da mesma forma, os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não podem ser contabilizados.

A consulta
O interessado deve entrar no site da Setran e clicar na área Arquivamento de autos de infração“. Em seguida, clicar em “clique aqui”, acessando a relação de autos arquivados. Então, apertar ao mesmo tempo as teclas (Ctrl) e (F) – ação que abrirá no pé da página a janela “Localizar”, na qual o motorista deve digitar letras e número da placa do carro, sem espaço. Se estiver entre as placas relacionadas, a placa procurada aparecerá marcada na relação.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: G1PR