Os médicos do Paraná e de outros 15 estados farão uma nova paralisação na terça-feira (30) e na quarta-feira (31) para protestar contra duas medidas do governo federal: os vetos da presidente Dilma Housseff à lei do ato médico e a criação do programa Mai Médicos. Consultas eletivas e atendimentos não emergenciais serão desmarcados das agendas dos médicos. Somente casos de emergência serão atendidos. A primeira manifestação da categoria aconteceu na terça-feira passada (23) e levou médicos às ruas.

A decisão foi feita em assembleia na noite do último dia 22 e o calendário de paralisações programado pelas entidades médicas nacionais será mantido a risca. Assim, os médicos do Estado paralisam o atendimento eletivo no sistema público, privado e suplementar a partir da 0h desta terça-feira (30).

Além das reivindicações dos panos do governo, a categoria pede por mais investimentos do governo na saúde (defendido pelo projeto Saúde +10), além de melhores condições de trabalho e criação de plano de carreira para os médicos do SUS.

Amanhã, os médicos de Curitiba farão concentração na Praça Rui Barbosa às 9h3. No interior do Estado, os médicos também estão organizando suas formas de manifestação.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Banda B / foto: Associação Médica do PR