O requerimento para a implantação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pedágio, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi arquivado pelo presidente da Casa Valdir Rossoni (PSDB), na segunda-feira (17). Isso porque sete deputados retiraram a assinatura do documento. A comissão seria a próxima a ser instalada na Casa, entretanto, com a desistência dos parlamentares, o requerimento não atinge mais ao requisito de 18 assinaturas.

A solicitação foi apresentada em outubro de 2012 pelo deputado Nelson Luersen (PDT), e houve muita articulação e manobra política até que o mínimo de assinatura fosse coletado. Como o Regimento Interno da Assembleia determina que podem tramitar, simultaneamente, no máximo, cinco comissões de inquérito, a CPI do Pedágio ficou na fila.

Os deputados que desistiram de apoiar a CPI do Pedágio foram Luiz Accorsi (PSDB), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Marla Tureck (PSD), Mauro Moraes (PSDB), Nelson Garcia (PSDB), Stephanes Jr. (PMDB) e Valdir Rossoni (PSDB). Todos estes deputados fazem parte da bancada de apoio ao governador Beto Richa (PSDB).

Luersen lamentou o arquivamento. Ele disse que a única forma de ter acesso a informações das concessionárias e aos contratos seria por meio da CPI. “Nós lamentamos porque esperámos instalar a CPI e discutir mais sobre este assunto que atinge toda a sociedade. A sociedade nos cobra mais informações. Eu acho que existe um interesse muito grande em não se investigar nada neste estado contra o pedágio”, afirmou o deputado.

O parlamentar afirmou ainda que estuda o Regimento da Casa para verificar a possibilidade de incluir a assinatura dos deputados Elton Welter (PT), Gilberto Martin (PMDB), Roberto Aciolli (PV) e Tercílio Turini (MD). “Então, hoje teríamos 21 assinaturas. O temor é que se inicie uma nova coleta de assinaturas e façam uma nova manobra instalando outras CPI”, argumentou o deputado referindo-se a estratégia adotada pelos parlamentares que aprovaram em uma única sessão três comissões. Estas CPI´s acabaram tardando a implantação da CPI do Pedágio.
Agora, uma CPI do Pedágio só poderá ser instalada se algum parlamentar inicar novamente o processo de coleta de assinaturas e aprovação do requerimento em Plenário.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: G1PR / foto: Sandro Nascimento/Alep/ Divulgação