chaMãe consegue curar quase tudo. Além do carinho e amor que elas dão aos filhos, as mães têm também diversas receitas caseiras para aliviar dor de garganta, dor de ouvido, febre, gripe e vários outros problemas de saúde. Mas será que tudo isso funciona?

No programa Bem Estar da última sexta-feira (10), a pediatra Ana Escobar explicou que alguns métodos das mães são realmente eficazes, como por exemplo, os chás contra gripe. Segundo a médica, o chá consegue hidratar o corpo e aliviar o mal-estar que a criança sente naquele momento – se for um chá com alho, faz bem também porque o alho tem propriedades que podem combater o vírus.

O mel também é eficiente contra a gripe porque hidrata a mucosa. O clínico geral Arnaldo Lichtenstein explicou também que chás com guaco, camomila também são bons para melhorar os sintomas do vírus.

Veja abaixo mais algumas receitas de mãe que podem ou não funcionar:

Para dor de ouvido: muita gente acredita que colocar azeite quente funciona, mas a pediatra Ana Escobar alerta que nada deve ser colocado no ouvido. O melhor, em caso de dor, é usar uma bolsa de água quente ou um pano quente porque o calor provoca uma vasodilatação da região e melhora a inflamação. Segundo a pediatra Ana Escobar, o álcool só deve ser colocado no ouvido para retirar o excesso de água, que muitas vezes fica acumulada e provoca dor. Nestes casos, a dica é pingar uma gota de álcool porque ele puxa a água, retida entre a cera e o tímpano.

Para tosse e dor de garganta: cravo, canela e limão não funcionam para aliviar esses problemas. O que realmente funciona é o açúcar queimado ou o mel, que hidratam a mucosa e aliviam a dor. A pediatra Ana Escobar dá a dica de levar ao fogo uma colher de sopa de açúcar e, quando estiver derretido, colocá-lo em meio copo de leite. Além de aliviar a tosse, o leite quente também acalma. Colocar um pano com álcool e água no pescoço também pode melhorar a dor de garganta porque esquenta a região e provoca uma vasodilatação.

Para melhorar a respiração: muitas mães acreditam que banho de eucalipto ajuda a criança a respirar melhor, mas isso é um mito. De acordo com os médicos, o eucalipto não abre as vias aéreas e algumas crianças podem ter alergia e até sofrer com o efeito contrário – os brônquios se contraem e a passagem de ar no nariz fica reduzida.

Para dor de barriga: chá de boldo não é eficaz e pode ter interação com medicações e causar até problemas no fígado. O chá de camomila também não tem nenhuma ação que alivie a dor de barriga, mas a água quente pode dar uma sensação de conforto. A dica do clínico geral Arnaldo Lichtenstein é colocar uma bolsa de água quente na região da barriga para melhorar a dor.

Para dor de cabeça: pano com água morna não funciona para dor de cabeça, mas sim para dor de ouvido e também para cólicas da criança porque o calor na barriga aquece o intestino e alivia o incômodo. A dica da pediatra Ana Escobar é, se for usar o pano, colocá-lo na região do pescoço e não na testa.

Para febre: pano com álcool e água também não é capaz de baixar a febre; a dica da pediatra Ana Escobar é colocar a criança em um banho morno, não gelado.

Leia mais no Jornal do Povo Paraná
Notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias da Região Metropolitana de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Litoral no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Interior do Paraná no Jornal do Povo  do Paraná

Fonte: G1PR