DSC07560Um grupo de servidores que atua na Casa de Passagem e Casa Lar de Fazenda Rio Grande recebeu um treinamento especial para lidar com o cotidiano das crianças e jovens que passam pelo local. Durante o curso, que durou oito horas; foram realizadas dinâmicas, palestras de guardas municipais e de promotores de infância.

Segundo a coordenadora Regina Belo, com a qualificação do trabalho dos servidores os maiores beneficiados serão os próprios jovens. “É importante termos a compreensão de que nesses locais (Casa Lar, de Passagem) estão crianças cujos pais perderam suas guardas, não tem nada a ver com crianças infratoras”, diz. Atualmente são 14 crianças nessa situação.

Na opinião do promotor da Vara da Infância e Juventude, Carlos Eduardo Azevedo, é preciso separa alguns pontos, principalmente entre os trabalhadores que convive com essas crianças. “É uma situação em que a criança está órfã, ela tem pai ou mãe, mas ao mesmo tempo não tem a família, são casos onde ela terá o apoio das pessoas com as quais convive, antes de se iniciar algum processo de adoção”, comenta.

Para Regina, o cotidiano dos servidores exige muita dedicação. “É preciso saber lidar com as situações diárias e sempre lembrar que elas merecem nossa dedicação e respeito”, conclui.