Vila Oficinas e Barreirinha passam a ter integração temporal com Armazéns da Família e Sacolões
A integração temporal com Armazéns e Sacolões da Família está sendo expandida para mais dois terminais, Barreirinha e Vila Oficinas (Cajuru), visando facilitar e tornar mais econômicas as compras de itens essenciais e alimentos frescos. A partir de 16 de maio, os moradores dessas regiões poderão desfrutar da integração temporal entre os terminais de transporte coletivo e as lojas, sem a necessidade de pagar uma nova passagem, dentro de um período máximo de uma hora.
Com essa expansão, agora são cinco terminais que contam com integração para os Sacolões e Armazéns. Inicialmente implantado nos terminais Boqueirão, Pinheirinho e Santa Cândida em outubro do ano passado, o sistema agora permite uma integração de uma hora. O Mercado Municipal Capão Raso também tem integração com o terminal Capão Raso, com um prazo de 2 horas.
A integração temporal foi uma demanda dos moradores locais, expressa nas consultas do programa Fala Curitiba. O terminal Vila Oficinas recebe cerca de 13,5 mil pessoas por dia, enquanto o da Barreirinha atende a 21,3 mil passageiros diariamente.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou que a iniciativa visa facilitar o acesso das pessoas a alimentos de qualidade nos Armazéns e Sacolões, tornando a experiência mais acessível e econômica.
Para a aposentada Ana Maria Guimarães, de 63 anos, moradora do Cajuru, a integração será de grande ajuda, pois elimina a necessidade de pagar uma passagem adicional, facilitando suas compras frequentes nos estabelecimentos.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, salientou que o objetivo é garantir o acesso da população a alimentos saudáveis e nutritivos, indo além da simples comodidade.
O funcionamento da integração nos terminais Barreirinha e Vila Oficinas permite que os passageiros possam fazer suas compras nos Sacolões próximos, retornando ao sistema de transporte sem pagar uma nova passagem, dentro de uma hora, utilizando o cartão-transporte Urbs.
O presidente da Urbs mencionou que a próxima etapa é implantar a integração temporal entre o terminal Centenário e o Armazém da Família Vila Centenário, assim que o mercado popular, atualmente em obras, retomar suas atividades.
Foto: Pedro Ribas/SMCS