vacinacaoA Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (15) em todo o Brasil. Curitiba recebeu 460 mil doses da vacina. A vacinação acontece entre os dias 15 e 26 de abril em todas as 109 unidades de saúde da capital. No sábado, 20 de abril, data da mobilização nacional, a vacinação estará acontecendo em 65 locais.

Este ano, o Ministério da Saúde incluiu no grupo prioritário para receber a vacina as crianças com idade de seis meses até 2 anos de idade, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério), além dos doentes crônicos. O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Pires Ramos, explica que os grupos prioritários foram definidos conforme os riscos de evolução do quadro gripal. “A vacinação é uma atividade de rotina, que tem por objetivo evitar casos graves de gripe entre as pessoas com maior risco de evoluir com complicações”, salienta.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, ressalta que a estratégia para prevenção da gripe não se limita à vacinação. “A vacina é apenas uma parte do trabalho. A lavagem e assepsia das mãos, o tratamento do quadro gripal no momento adequado são tão importantes quanto à imunização”, enfatiza.

Documentação

Para receber a vacina em qualquer uma das unidades de saúde de Curitiba ou nos postos que estarão montados no sábado (20), as pessoas devem levar os seguintes documentos:

Idosos: carteira de identidade;

Crianças de seis meses a 2 anos de idade: registro de nascimento ou carteira de identidade;

Grávidas: carteirinha de gestante;

Mulheres até 45 dias após o parto: carteirinha de gestante e o documento do bebê;

Portadores de doenças crônicas: receita de medicamento de uso contínuo ou carta/declaração do médico informando ser portador de doença crônica.

Profissionais de saúde: serão vacinados, prioritariamente, nos hospitais ou nas unidades básicas de saúde onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional atua.

Indígenas: serão vacinados pela equipe da SMS;

Pessoas privadas de liberdade: serão vacinadas pela equipe da SMS;

Meta

Em todo o Brasil, o público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% deste público. A campanha irá contar com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas. A ação é uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) – Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde. Foram enviadas, para todo o país, 43 milhões de doses da vacina trivalente.

Fonte: Prefeitura de Curitiba