placasManter Pinhais sinalizada e devidamente identificada com placas e similares tem custado caro à Prefeitura da cidade. Em 2012, cerca de R$ 100 mil foram gastos com a reposição de equipamentos danificados por vândalos ao redor do município. Dinheiro que poderia ter sido investido na aquisição de materiais para a sinalização de novos pontos, evitando acidentes, indicando ruas e espaços públicos e alertando a população como um todo acerca de regras de trânsito e serviços auxiliares, por exemplo.

A população pode ajudar. Para denunciar a ação de vândalos, ligue para a Guarda Municipal de Pinhais no telefone (41) 3912-5153 ou 153.

Para informar a existência de placas e/ou outros materiais de sinalização danificados, o contato é com a Secretaria de Obras Públicas, no telefone (41) 3912-5234.

Para se ter ideia, caso esse valor tivesse sido destinado à aquisição materiais para instalações novas, e não de substituição, a Prefeitura teria comprado aproximadamente três mil placas de regulamentação e advertência, ou cerca de 1.800 postes de aço, ou quase 800 baldes com 18 litros de tinta para demarcação do asfalto. Em outras palavras, a cidade poderia estar em melhores condições caso não fosse necessário gastar com a recuperação de equipamentos danificados por vândalos.

Segundo o secretário de Obras do município, Mário Stier, as depredações mais recorrentes têm como alvo as placas baixas de sinalização de tráfego e as hastes com nomes de ruas. “Infelizmente o que encontramos é uma quantidade enorme de materiais pichados, entortados, cortados até. Isso fora a reposição necessária por conta de acidentes”, explica. “É uma situação delicada porque, em se tratando de tráfego, somos obrigados a seguir o padrão estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece a altura das placas, a posição, enfim, é algo que não podemos alterar”.

Outro problema apontado pelo secretário envolve as placas indicativas de obras, dispostas no município durante a execução de alguma intervenção da pasta, como a preparação para asfalto, execução de calçadas, entre outros. “Há quem entorte os postinhos dependurando-se neles, rasgue os materiais feitos de lona, ou os leve embora. Até tiros já verificamos”, lembra. “Outra ação bastante recorrente tem sido o uso de fogo, o que nos chama a atenção porque, além de danificar o equipamento, ainda coloca em risco tanto a segurança da população quanto a do próprio vândalo”, alerta.

Outros casos

Ainda conforme o secretário, o vandalismo não se limita aos materiais de sinalização. “Percebemos um aumento considerável na quantidade de depredações em pontos de ônibus, também com pichações e destruição”, conta. “Entretanto, mais uma vez o que nos deixa alarmados é a quantidade de casos de incêndio desse tipo de equipamento, que expõem de modo muito agressivo o usuário do sistema de transporte coletivo da nossa cidade”, completa.

Ajude

Uma das saídas para diminuir os gastos provenientes do vandalismo em materiais e equipamentos públicos é a mobilização da população. Caso perceba alguma ação do tipo, basta que o cidadão entre em contato com a Guarda Municipal de Pinhais e denuncie. Os agentes irão até o local e, caso possível, evitarão que o dano continue. A expectativa é de que, com a ajuda de todos, a Prefeitura consiga reduzir o número de casos e o valor dos custos, investindo em outras melhorias para a cidade.

Punição

Danificar patrimônio público é crime previsto no Código Penal (Art. 163, Inciso III). Por isso, quem for flagrado em ato de vandalismo pode ser enquadrado por dano qualificado, que prevê pena de detenção de seis meses a três anos e multa correspondente à ação.

Fonte: Prefeitura de Pinhais