Helicoptero do governo do estado do ParanáO Hospital Regional do Litoral já atendeu nestes primeiros 10 dias de Operação Verão sete pessoas com lesões sérias na coluna vertebral. A maioria dos casos está relacionada a acidentes em águas rasas de praias e rios. Cinco deles já chegaram ao hospital com quadros gravíssimos, como fraturas de coluna, e ficaram paraplégicos.

Segundo o médico ortopedista do hospital, Elcio Alberto Ruiz, o número é alarmante visto que ainda estamos no início da temporada de verão. “As vítimas geralmente são jovens banhistas que saltam de pedras ou crianças que são arremessadas pelos pais na área rasa da praia. Brincadeiras que podem causar danos irreversíveis ao sistema locomotor da pessoa”, explicou.

Em caso de acidente, a orientação é sempre procurar um posto do Corpo de Bombeiros. Quando não há assistência próxima, a pessoa deve acionar o serviço do Samu (192) ou o Siate (193), que orientará todos os procedimentos até a chegada da ambulância ou helicóptero.

Além disso, o banhista deve estar atento às orientações do Corpo de Bombeiros e respeitar as placas indicativas sobre o risco da área de banho.

Fonte: Secretaria da Saúde do Paraná