Foto: Carlos Poly/ACS

A preocupação constante de Araucária para dar maior amparo e atenção às gestantes durante o pré-natal trouxe mais um complemento para a Clínica de Saúde da Mulher. A Secretaria Municipal de Saúde criou o Ambulatório de Endocrinogestante, que é um serviço de acompanhamento endocrinológico, específico para gestantes.

A partir da semana que vem, todas as terças e quartas-feiras, haverá uma profissional específica da área na clínica. “Antes era um profissional geral que atendia todas as demandas de endocrinologia no Centro de Especialidades Médicas. Agora separamos o trabalho realizado para as grávidas, pois elas necessitam de um cuidado maior, acompanhamento mais frequente”, relata a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Rosangela Scholz.

A especialista que fará o acompanhamento das gestantes, Dra. Fabielle M. Harth, revela que a maior parte dos casos atendidos será de diabetes, hiper ou hipotireoidismo. Essas questões metabólicas podem trazer comprometimento para a gestante ou para o bebê. “Esses fatores podem interferir no desenvolvimento do feto, causar problemas cardiovasculares e até mesmo retardo mental, mas podemos tratar esses distúrbios desde o início da gravidez, seja por restrição na dieta alimentar ou com auxílio de medicamentos”, explica Fabielle.

As gestantes de alto risco que fazem acompanhamento na Clínica de Saúde da Mulher contam ainda com o suporte de atendimento de uma nutricionista, para evitar a restrição de vitaminas e nutrientes essenciais para uma gravidez saudável. A Secretaria Municipal de Saúde oferece gratuitamente para as gestantes dependentes de insulina, as fitas para controle da glicemia capilar, que devem ser utilizadas rigorosamente todos os dias para medir o nível de açúcar no sangue e possuem um custo inacessível para muitas famílias.

Atendimento diferenciado
O Ambulatório de Endocrinogestante não é o único serviço diferenciado ofertado às gestantes de Araucária. Além das consultas e exames convencionais, o local disponibiliza ecografia, ecografia de urgência, coleta de GBS (exame que identifica uma infecção que pode afetar o bebê), colposcopia para gestantes que necessitem (exame que examina o colo uterino) e acompanhamento nutricional.

Fonte: Prefeitura de Araucária

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.