O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou, nesta segunda-feira (3), um balanço prévio sobre o crescimento da economia do estado. Segundo o Ipardes, o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 2,6% nos seis primeiros meses de 2012. O número supera a média nacional, que registrou alta de 0,6%

Para o Ipardes, os números estaduais poderiam ter sido melhores. O principal fator que atrapalhou a economia paranaense no primeiro semestre, conforme o instituto, foi a quebra da safra de verão. Ao todo, 20% dos grãos que eram previstos durante a plantação foram perdidos, devido aos meses de estiagem que castigaram as lavouras estaduais.

Por outro lado, o Ipardes aponta que a indústria paranaense teve bom desempenho no primeiro semestre. Isso teria ajudado a alavancar o PIB positivamente. Enquanto a indústria brasileira teve decréscimo de 3,8%, no Paraná o setor cresceu 3,6%. Esse aumento também se fez presente no índice de contratação das empresas. O número de vagas nas indústrias paranaenses subiu 3,3%.

Outro setor que se destacou, na avaliação do Ipardes, foi o de exportação. No estado, esse setor gerou 6,3% a mais de receita no primeiro semestre, em contraponto com a média nacional, que também apresentou queda de 1,7%.
Salários maiores

Já o aumento de 9,7% no comércio varejista pode ser percebido como um dos reflexos do aumento da massa salarial. Conforme a pesquisa, esse item subiu 10,9%, também superando a média nacional, que ficou em 3%.

Fonte: G1PR

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.