industriaTrezentas vagas de emprego na indústria foram oferecidas nesta segunda-feira (25), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, por meio da Agência do Trabalhador do município. O número tem sido uma constante na indústria local devido à falta de escolaridade, que é exigida nas fábricas, da maioria dos 500 candidatos que procuram trabalho diariamente. Em toda a região metropolitana da capital, sobraram 3.755 vagas de emprego no mês de janeiro, incluindo outros setores além da indústria. Em fevereiro, foram 4.631 vagas, de acordo com a Agência do Trabalhador.

As indústrias das cidades da Região Metropolitana de Curitiba se encontram, desde o início de 2012, no topo da lista de geração de empregos elaborada pelo Ministério do Trabalho, e não têm conseguido preencher todas as vagas abertas. Segundo o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Roberto Zurcher, o número dessas vagas irá aumentar nos próximos meses.

“Tradicionalmente, a indústria, a partir de março, começa a crescer mais aceleradamente e, isso, vai até outubro, novembro. Então nós vamos ter ainda durante vários meses essa dificuldade em contratar mão de obra”, afirmou.

O gestor de recursos humanos, Marcos Amorim, explicou que não há colaboradores suficientes para que a indústria trabalhe com o quadro de funcionários completo. “Tive 20 vagas, cheguei a ter três vagas. Mas, eu não consigo estabilizar o quadro, trabalhar com as equipes completas”, relatou.

Confira no site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná as 687 vagas ofertadas nos municípios da Região Metropolitana.

Fonte: G1PR