Uma pesquisa realizada na Universidade de Leicester, no Reino Unido, revelou que o sedentarismo pode levar ao diabetes. A falta de exercícios físicos e uma alimentação errada vêm sendo tratados como as principais causas da doença, mas, além disso, o estudo apontou que quanto mais tempo se passa sentado, mais propensa a pessoa está à doença. Um alerta neste 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes.


Fabiano Sandrini
, endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart, alerta que quando se pensa em exercício físico, as pessoas costumam praticar durante 30 minutos ou uma hora, mas se esquecem das outras 23 horas do dia, que devem ser regradas. “As pessoas não imaginam que o simples ato de se sentar pode ser um perigo. Se você passar essas outras horas sentado, implicará em impactos à saúde”, afirma.

Um adulto gasta, em média, de 50% a 60% do seu dia em atividades sedentárias e as oportunidades para o sedentarismo na sociedade moderna, como assistir à televisão, estar sentado em um carro ou usar o computador são onipresentes. “O mínimo de atividade física é, sim, indispensável para a prevenção do diabetes. Com pequenas mudanças é possível se manter saudável. Por exemplo, ao conversar com um amigo no telefone, ao invés de ficar sentado, basta se levantar e fazer uma caminhada”, explica.

O fato de se sentar atua diretamente no metabolismo. As pessoas que se sentam depois de comer têm níveis de glicose 24% mais elevados do que as pessoas que andam muito lentamente depois de uma refeição. “Quando nos sentamos, nossos músculos não são usados, e nos tornamos mais resistentes à insulina”, ressalta.

Ainda é necessária a realização de mais pesquisas para descobrir a melhor forma de quantificar e padronizar as medidas de comportamento sedentário e formular diretrizes. “No momento não há informações suficientes para uma base de evidências na qual possamos efetuar as recomendações específicas sobre a quantidade de tempo sentado ideal”, diz. Mas Sandrini reforça que as pesquisas nessa área são fundamentais para a prevenção do diabetes, pois podem mudar o comportamento das pessoas, incentivando a praticar atividades físicas e passar menos tempo sentadas.

Fonte: Talk Assessoria de Comunicação

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.