A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou nesta segunda-feira (26) que 56 mortes por gripe já foram registradas no Paraná este ano. Em comparação com o levantamento divulgado na semana passada, três novos óbitos decorrentes da doença foram confirmados. No mesmo período, de acordo com a secretaria, foram 1.371 casos de gripe em todo o estado.

Uma das três novas mortes registradas ocorreu em Curitiba, no dia 14 de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já havia confirmado o óbito, que foi de um homem de 75 anos, diabético e com reumatismo. Segundo a SMS, ele havia se vacinado e chegou a iniciar o tratamento com o medicamento Tamiflu, mas não resistiu à doença. Com a morte do idoso, a capital já acumula sete mortes por gripe em 2013.

Além de Curitiba, entre os dias 2 e 14 de agosto também foram registradas mortes em Itaperuçu – cuja vítima também era portadora de doenças crônicas – e Ponta Grossa.

Conforme a Sesa, a maior parte das 56 mortes por gripe registradas neste ano está ligada à busca tardia por atendimento e a doenças crônicas pré-existentes.

Até esta segunda-feira, o maior número de ocorrências foi registrado em municípios da região de Curitiba (216), Maringá (128) e Londrina (126), regiões em que a circulação do vírus da gripe é maior por causa da grande concentração populacional.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Gazeta do Povo