medicoA Polícia Civil de Campo Mourão, no Noroeste, deteve para averiguação na manhã desta segunda-feira (26) o suposto médico cubano José Ricardo Marín Forno, 46. Na quinta-feira da semana passada, Forno desapareceu de Cascavel, no Oeste, sem pagar as contas de um hotel. Desde então, ele era procurado. De acordo com informações da polícia de Campo Mourão, a conta já foi paga por uma emissora de rádio de Cascavel.

O médico é suspeito de ser um golpista internacional. No ano passado, ele chegou a ser preso na província de Ica, no Peru. Na internet, é possível encontrar o vídeo da prisão dele feito por uma equipe de TV local. Forno também teria aplicado golpes na Argentina, Bolívia e Equador, segundo matéria publicada em fevereiro pelo jornal argentino Diario Victoria.

No Peru, o suposto médico foi preso em outubro do ano passado após se apresentar às autoridades locais e informar que uma junta médica composta por 11 profissionais cubanos iria trabalhar voluntariamente na região de Ica. Segundo a TV local, o cubano foi preso após um prefeito, vítima de golpe, denunciá-lo às autoridades. Na época, o jornal “Correo”, do Peru, informou que antes de iniciar as atividades médicas o cubano pediu ao prefeito 3 mil sóis (moeda peruana) para a instalação dos profissionais.

Em Campo Mourão, Forno repetiu a história contada em Cascavel, quando informou que veio ao Brasil atraído pelo Programa Mais Médicos. Ele mostrou o pedido de refúgio que fez na Delegacia da Polícia Federal (PF) em Cascavel e disse que pretende trabalhar na região Noroeste do Paraná.

A polícia de Campo Mourão informou que como não há um pedido de prisão contra o médico no Brasil e ele não é procurado pela Interpol, a polícia internacional, provavelmente ele será ouvido e liberado ainda nesta segunda-feira (26). Até as 11h30, ele permanecia na Subdivisão Policial de Campo Mourão.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Gazeta do Povo