Nestes dias em que está acontecendo uma verdadeira limpeza ética nas instituições públicas e empresas particulares, já imaginou um sistema que consegue verificar detalhes importantes na hora de fechar contratos e compras online? Evitar que a sua empresa seja prejudicada virtualmente por pessoas má intencionadas é o conceito que levou à criação do IDwall!

Estamos perante um sistema capaz de verificar a autenticidade de dados,  verificando a identidade de pessoas em contratos e compras online e de quebra ainda realiza consultas de possíveis pendências ou restrições vinculadas àquele indivíduo ou empresa, com CNPJ ou CPF!

Que tal conhecer como esta ideia foi criada e se transformou no que é hoje?

 

O nascimento do projeto
Tudo começou com Lincoln Ando e Raphael Melo,  formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UNICAMP – que inclusive foi onde os dois se conheceram.

 

Em 2011, os dois amigos  trabalhavam no banco Original como arquitetos de soluções e estavam ajudando no flip, que é a o termo para a transformação de um banco de investimento para um banco de varejo 100% online.

 

Durante esse período eles se depararam com um grande desafio: Como fazer o processo de onboarding de novos clientes 100% online, evitando fraudes, documentos roubados, falsificados ou alterados e atendendo compliances internos e externos? E isso tudo sem contar com a estrutura de um banco tradicional, com backoffices gigantescos, gerentes de contas, agências e com um tempo de resposta rápido para não prejudicar a experiência do cliente!

 

Paulo Ando, que é Business Development do IDWall, explica que quando se fala de um processo online a expectativa do tempo de resposta é muito diferente de quando falamos do mundo offline. Enquanto no mundo offline o tempo de abertura de conta é de até 15 dias para PJs, no mundo online esse tempo deve ser o mais próximo possível do instantâneo:

“Com esse grande desafio em mãos os fundadores começaram a procurar por soluções de mercado que atendesse essa demanda, porém nenhuma solução encontrada atendia exatamente o que eles precisavam. Depois disso tentaram resolver o problema internamente mas até o momento em que deixaram o banco o assunto ainda não tinha sido resolvido devido as burocracias de um banco.” explica Paulo Ando.

Foi por este motivo que ambos saíram do banco e foram empreender essa nova experiência – e confirmaram que o problema da confiança e credibilidade não é exclusivo dos bancos. Tudo que envolve confiança entre partes seja de pessoa x pessoa, empresa x empresa ou empresa x pessoa necessita de uma solução para garantir que essa relação seja bem sucedida.

“Enquanto estavam nos EUA, acelerando seus negócios, Lincoln Ando e o Raphael Melo perceberam um movimento muito claro de quebra dos bureaus tradicionais que entregam apenas dados e a ascensão muito forte de empresas que te entregam a solução para esse problema”

Como não havia nada parecido ainda no Brasil, este foi o momento em que nasceu o  IDwall.

 

Como funciona o IDwall?
O IDwall oferece uma solução full-stack para esse problema, ou seja, com três soluções complementares o sistema consegue garantir se um documento é verdadeiro, se a pessoa que está usando aquele documento é realmente quem ela diz ser e por último fazemos uma checagem para garantir que aquela pessoa ou empresa faz sentido para seu negócio.

Para isso, o IDwall possui três soluções:

1 – Validação de documentos
Dada a foto de um documento, é extraída de forma automática, todos os dados do documento através do uso de técnicas de OCR. Em seguida essas informações são validadas junto a órgãos governamentais para garantir que elas estão íntegras. Na sequência é realizada a documentoscopia do documento, procurando por indícios das fraudes mais comuns na imagem que foi enviada.

2 – Validação de identidade
Uma vez validado o documento, sabemos que ele é verdadeiro, mas precisamos garantir também que a pessoa que o está utilizando é realmente a dona daquele documento. Para isso é utilizado uma solução de KBA (Knowledge Based Authentication), com as informações que são extraídas do documento são elaboradas perguntas que somente a pessoa que é dono daquele documento saberia responder tais como: Onde você vota? Qual o carro que você teve em 2010? Qual supermercado tem na rua da sua casa? A pessoa então tem um certo período de tempo para responder tais perguntas.

3 – Background check
A terceira ferramenta é responsável por garantir que aquela pessoa ou empresa faz sentido para seu negócio. Ou seja, se ela atende os diversos compliances internos e externos ao seu negócio. São consultadas mais de 80 fontes e a informação que o cliente precisa é colhida – exatamente o que se precisa para tomar uma importante decisão. Por exemplo: situação cadastral na receita, processos, protestos, antecedentes criminais, dívidas ativas, etc.

 

“Com base no que chamamos de matriz de decisão definimos os critérios que atendem as necessidade do cliente e entregamos a informação que ele realmente precisa, seja um score ou uma mensagem válida ou inválida. Isso proporciona a automação do processo de credenciamento e evita trabalho manual e de backoffice” reforça Ando.

 

Quem pode se beneficiar do IDwall?
Qualquer empresa que deseja garantir a confiança e credibilidade no seu processo pode utilizar as soluções da IDwall para evitar fraudes, validação de fornecedores, atender compliances internos e externos, automação de backoffice, etc. Business Development do IDWall explica que atualmente eles trabalham com empresas de diversas áreas tais como bancos, fintechs, P2P Marketplaces e On Demand Economy:

 

“A nossa ferramenta já trabalha com a validação de CNH que é único documento padronizado nacionalmente e estamos adicionando também o RG, começando por SP e RJ. A validação automatizada do RG é mais desafiadora pois não existe um padrão nacional e cada estado adota seus próprios padrões, por isso o desenvolvimento será gradual e por estado, mas já temos isso mapeado no nosso roadmap.”

 

Mudando a vida das empresas
Falando sobre  o cenário atual, Paulo Ando lembra que fraudes credenciais geraram um prejuízo de R$11 bilhões em 2015 e esse número tende  a crescer.  Para tentar frear este número, a IDwall ajuda as empresas e pessoas a evitar fraudes que causam tantos problemas ao seu negócio:

“Temos ao nosso lado grandes empresas que já usam nossa solução e acreditamos que podemos ajudar a solucionar esse grande problema que atinge as empresas” completa.

Por: Aroldo Glomb03