luersenQuatro membros de uma família trabalham para o mesmo deputado na Assembleia Legislativa do Paraná. Pai, filha, irmã e cunhado estão lotados em gabinetes parlamentares e podem cada um receber salários de até 15 mil reais por mês. Um deles pode ser encontrado no negócio próprio em pleno horário de expediente. O outro é desconhecido pelos próprios colegas de gabinete.


Três anos depois de um escândalo envolvendo funcionários fantasmas que sacudiu a Assembleia Legislativa do Paraná, um deputado estadual emprega nos gabinetes dele quatro pessoas da mesma família. Os quatro membros da família Tizzot são funcionários de Nelson Luersen, do PDT. Cesar Reinert Tizzot, assessor que é funcionário efetivo, a filha de Cesar, Fernanda, a irmã dele, Thalita Reinert Tizzot Bitinez, e o cunhado de Cesar, Rogério Bientinez. Nem todos os funcionários dão expediente na Assembleia. A reportagem da BandNews procurou o contador Rogério Bientinez, cunhado de Cesar, e sem saber que a conversa era gravada a secretária do gabinete do deputado Nelson Luersen disse que não há nenhum funcionário com esse nome.

Cesar Reinert Tizzot, é dono de uma copiadora que fica no Cento Cívico, a duas quadras da Assembleia. A reportagem foi até lá na semana passada, por volta das 11 horas da manhã, e sem saber da gravação, o ele confirmou que trabalha na copiadora o dia todo.

Thalita Reinert Tizzot Bientinez e Fernanda Tizzot foram encontradas em alguns horários pela reportagem no gabinete parlamentar. A prática de contratar três funcionários comissionados da mesma família não é proibida, mas levanta o questionamento do que é legal e do que é moral. Para o doutor em ciência política e professor da Universidade Federal do Paraná, Emerson Cervi, essa situação é uma clara demonstração de uma confusão entre o que é público e o que é privado.

Procurado, o deputado Nelson Luersen, disse que não vê problema em empregar funcionários da mesma família.Ele garante que todos os servidores prestam serviço no gabinete.O servidor Cesar Reinert Tizzot negou que trabalhe na copiadora. Ele diz que é funcionário da Assembleia como qualquer outra pessoa.

Como a Assembleia Legislativa do Paraná não divulga o salário individual de cada funcionário, não é possível saber quanto exatamente a família ganha. O salário de cada um dos três comissionados pode chegar a 15 mil reais por mês, dependendo das gratificações. De Curitiba Marc Sousa e Amanda Menezes. BandNews FM em 20 minutos tudo pode mudar.

Fonte: Band News FM A reportagem especial  é de Amanda Menezes e Marc Sousa.