Criança que coça o olho: pode ou não?

Nos últimos dias, quantas vezes percebeu que seus filhos estão coçando os olhos? O que pode ser inocente e até mesmo bonitinho, mas não é inofensivo e pode trazer problemas graves. A OFTALMOKIDS explicará o que está acontecendo e quais as consequências.

Coçar os olhos é, de certo modo, uma mania em muitas crianças, mas pode causar inflamações, infecções e, mais grave ainda, deformações na córnea que podem evoluir para um quadro grave de ceratocone.

Explicando melhor: ceratocone é uma deformidade que afeta a córnea dos olhos, tornando-a mais fina e abaulada. Isso ocorre especialmente quando há o hábito de coçar os olhos com frequência, o que pode levar à perda da forma regular da córnea, assumindo uma forma de cone.

Mas afeta a visão?
Entendendo a córnea como essencial para uma visão nítida, uma camada protetora que ajuda a focalizar a luz que entra no olho, o ceratocone afeta sim! A córnea fica deformada, afetando a nitidez das imagens captadas pelos olhos e, consequentemente, prejudicando a visão.

É um problema hereditário?
Embora o ceratocone possa ocorrer em famílias, também pode surgir em indivíduos sem histórico familiar da doença.A melhor prevenção é agendar uma consulta da OFTALMOKIDS para descobrir qual será o tratamento ideal.

Lembrando ainda que o ceratocone se manifesta entre a infância e adolescência, principalmente em crianças com hábito de coçar os olhos.

E a coceira em si?
A melhor orientação que uma criança pode receber dos pais é não coçar e nem esfregar os olhos. Se for algo “irresistível” e inevitável para as crianças, é hora de agendar uma consulta com a OFTALMOKIDS Pode ser alergia, estresse ocular, inflamação das pálpebras ou conjuntivite, é a única maneira de saber o que está acontecendo é por meio de exames.

Por exemplo, pode ser blefarite, situação corriqueira pela falta de hidratação correta no olho que deixa a superfície mais seca, com coceira e vermelhidão.

Outro quadro é o chamado estresse ocular, que nada mais é do que esforço excessivo causado pela tela do computador, smartphone ou outras telas – e que se não for tratado corretamente pode até desenvolver quadros mais sérios, como miopia.

Tem como tratar a coceira?
Sim, tem tratamento, mas cada solução vai depender da causa. Pode envolver o uso de colírios ou xaropes antialérgicos, além de medidas para evitar o contato com alérgenos. No caso do ceratocone, existem opções de tratamento que variam desde o uso de óculos até procedimentos cirúrgicos, dependendo da gravidade do caso.

Se o olho da criança incomodar, agende uma consulta com a OFTALMOKIDS!

#curitiba #olho #oftalmologia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.