IPMC convoca novo grupo de aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba para a prova de vida

Um grupo de 56 beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) deverá comparecer à sede do Instituto, nos dias 28 e 29 de fevereiro, para fazer a prova de vida.  Esta é a segunda convocação do ano. Ela foi publicada no Diário oficial e pode ser conferida no site do IPMC.

Se você é aposentado ou pensionista do Instituto, veja AGORA se foi convocado em 2024.

As convocações são exclusivamente para atendimentos presenciais no Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – térreo – Alto da Glória). Durante o atendimento, os aposentados e pensionistas chamados apresentam os documentos pessoais, comprovante de endereço e são fotografados

Alerta

De modo geral, desde que não tenham sido convocados, os beneficiários do IPMC contam com outras possibilidades para fazer a prova de vida, sem que tenham que comparecer presencialmente ao Instituto.

A utilização de serviços no Centro de Saúde ou na rede credenciada do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores, e os realizados no SUS de Curitiba são mecanismos de comprovação. Após alguns dias do atendimento (consulta, exame, vacinação, internação, por exemplo) o IPMC é informado e atualiza a informação no site do IPMC.

Para saber se a prova de vida está em dia, basta acessar o portal do IPMC, informar CPF e senha. Ao fazer o login, a primeira informação é a data de validade da prova de vida.

Aposentado desde 2017, o servidor Nilson Silva Junior, de 62 anos, achou bom saber que existem outras formas de fazer a prova de vida, para que não tenha que se deslocar até o IPMC.

“O atendimento no ICS é uma opção interessante, preciso fazer exames três vezes por ano, pois faço acompanhamento médico periódico”, contou ele, que recebeu a correspondência do IPMC e esteve, na manhã desta segunda-feira (19/2), no atendimento do Instituto, para a prova de vida.

Moradora de Campo Magro, a servidora Marli Teixeira da Silva Cruz, de 59 anos, aposentada há mais de quatro anos, também recebeu a convocação em casa. “Utilizo o SUS da minha cidade e não tenho o plano de saúde”, explicou.

Independentemente de onde more, ela e todos os beneficiários do IPMC podem fazer a prova de vida pelo aplicativo GOV.BR, que pode ser utilizado a partir do mês do aniversário do aposentado ou pensionista, até 60 dias depois. Nesta opção, é necessário utilizar o celular.

Qualquer que seja a forma escolhida para a prova de vida, sempre que a realiza, ela tem validade pelos 12 meses seguintes.

Nilson e Marli fazem parte do primeiro grupo de convocados deste ano.

Por que atualizar a prova de vida

A prova de vida é obrigatória a todos os beneficiários de regimes próprios de previdência, como o IPMC. Com ela, o Instituto assegura a gestão responsável dos recursos previdenciários, evita pagamentos indevidos e fraudes. Quem não mantém a regularidade da comprovação, pode ter o benefício suspenso.

. Foto: Hully Paiva/SMCS
#aposentado #provadevida #curitiba

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.