Novidades sobre os novos pedágios no Paraná em 2024: Quando começa e quanto custará cada trecho?

Transportadoras e caminhoneiros que vivem na estrada já podem voltar a contabilizar os custos com os pedágios nas estradas do Paraná em 2024! Vale ficar atento com as mudanças após mais de dois anos sem cobrança, já que algumas praças voltarão a funcionar em breve, com novos valores e novas concessões.

Rede Pedro Pelanda vai falar para você!

Vamos entender o que aconteceu!
Desde novembro de 2021, quando as cancelas de 14 praças de pedágios no Paraná que eram gerenciadas por três concessionárias foram abertas e inativadas, a cobrança não acontecia. Com o fim dos contratos do Anel de Integração, que duraram 24 anos, motoristas que circulam pelas rodovias do estado não precisaram pagar nenhuma tarifa.

Mas isso vai mudar em breve!
O governo realizou um novo leilão para concessão de seis lotes de pedágios para 3.327 quilômetros de estradas. Os contratos referentes aos lotes 1 e 2, que englobam um total de 1.078 quilômetros de estradas, serão oficialmente assinados em 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, respectivamente. Ao que tudo indica, as operações vão começar um mês após as assinaturas e devem durar 30 anos.

Ou seja, o primeiro lote começa no final de fevereiro deve estar em operação, voltando a cobrar dos motoristas.

Quais são os valores?
Vão variar, mas de antemão é importante citar que serão valores menores do que era cobrado até então. Estes novos contratos contemplam obras de melhorias e de manutenção nas rodovias. Motoristas podem esperar faixas adicionais, duplicações, vias marginais, ciclovias, viadutos, trincheiras, passarelas, passagens de fauna e outras intervenções.

Os valores do Lote 1, que retoma a cobrança mais cedo, foram arrematados pelo Grupo Pátria, terão valores 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919).

Este lote abrange 473 quilômetros de rodovias estaduais e federais, incluindo estradas em Curitiba e Região Metropolitana, Guarapuava, na região Central, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

A previsão é que a concessionária do Lote 1 invista R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Segundo o planejamento, 75% dos investimentos serão feitos nos primeiros anos do contrato, entre 2024 e 2030.

Veja a seguir os novos valores das cinco praças de pedágio do Lote 1 – com a nova tarifa-base de R$ 0,08725 por quilômetro rodado de pista simples:

São Luiz do Purunã (BR-277): R$ 7,51 (redução de 21,74% em relação à antiga concessão)
Lapa (BR-476): R$ 9,90 (redução de 35,29% em relação à antiga concessão)
Porto Amazonas (BR-277): R$ 9,46 (redução de 38,18% em relação à antiga concessão)
Imbituva (BR-373): R$ 8,67 (redução de 35,33% em relação à antiga concessão)
Irati (BR-277): R$ 8,83 (redução de 34,11% em relação à antiga concessão)

Lote 02 de pedágio no Paraná em 2024: tudo que você precisa saber está aqui!
Nesta segunda etapa, sete praças de pedágio voltarão a funcionar nas rodovias do estado, com novos valores (menores do que era cobrado, que fique claro) e melhorias ao longo do novo prazo, que será de 30 anos.

No Lote 2, que ficou sob a responsabilidade do Grupo EPR e o valor cobrado será 56% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria praticado pelo Anel de Integração, caso ainda existisse – que era R$0,2543.

O segundo lote vai abranger 605 quilômetros de rodovias estaduais e federais, e neste pacote estão as regiões de Curitiba, do litoral, Campos Gerais e o chamado Norte Pioneiro.

Os valores das sete praças de pedágio do Lote 2 serão os seguintes:
São José dos Pinhais (BR-277): R$ 19,54 (redução de 37% em relação à antiga concessão corrigida)
Sengés (PR-151): R$ 6,29 (nova praça)
Jacarezinho (BR-369): R$ 10,39 (redução de 68% em relação à antiga concessão corrigida)
Jacarezinho (BR-153): R$ 10,39 (nova praça)
Carambeí (BR-277): R$ 9,82 (redução de 35% em relação à antiga concessão corrigida)
Jaguariaíva (PR-151): R$ 6,55 (redução de 43% em relação à antiga concessão corrigida)
Quatiguá (PR-092): R$ 11,22 (nova praça)

Sabendo de tudo isso, transportadoras, empresas de logística e caminhoneiros independentes precisam se preparar e planejar as rotas com antecedência, verificando quais são as melhores opções de estradas e quais são as praças de pedágio que estão no caminho.

Como se planejar?
– Confira se no itinerário dos caminhões estão essas praças do Lote 01 – alguém pensou em Google Maps e Waze?
– Escolha a forma de pagamento que seja mais adequada – dinheiro, cartão de crédito ou débito, TAG ou outros meios disponíveis.
– Se for pagar com dinheiro vivo, procure pagar com valor exato ou trocado para facilitar a passagem pelas cabines.
– Atenção com placas de sinalização, que indicam a localização, a distância e o valor dos pedágios.
– Entenda quais são e aproveite todos os serviços inclusos na tarifa do pedágio, como guinchos, ambulâncias, telefones de emergência, banheiros, fraldários, bebedouros e outros.

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