Prefeito acende a nova iluminação cênica da Paróquia da Barreirinha

#igreja #curitiba #iluminação

Em uma cerimônia que reuniu as pessoas da comunidade religiosa da Barreirinha, na Regional Boa Vista, o prefeito Rafael Greca inaugurou nesta terça-feira (8/8) a iluminação cênica Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani. O pároco local, padre José Carlos Fonsatti, acompanhou o acendimento do novo sistema luminotécnico.

“É um presente para a nossa comunidade, que fica muito agradecida”, agradeceu o religioso a Greca. “Nessa noite fria e abençoada, as crianças da catequese e os catequistas dessa linda igreja, e também os moradores do bairro, são testemunhas do momento em que ela ficou ainda mais bonita”, disse Greca sobre o templo religioso, em funcionamento há 58 anos.

A tecnologia de ponta em LED dos novos equipamentos produz um espetáculo visual que ressalta a arquitetura única da igreja, que mantém as características das famílias de colonos poloneses que formaram a região, enriquecendo ainda mais sua presença no bairro.

“É uma maravilha para a nossa igreja, um orgulho, pois ela é o ponto turístico do nosso bairro”, observou o ministro de eucaristia Haroldo Daros. Aos 74 anos, ele nasceu e vive até hoje na Barreirinha. A história da família Daros com a Barreirinha, contou, começou há cerca de 100 anos pelo avô, que tinha uma ferraria no bairro.

Detalhes arquitetônicos
A nova iluminação cênica é composta por uma série de projetores estrategicamente instalados, capazes de realçar os detalhes arquitetônicos da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani. Ao todo, 36 projetores de 35 watts e uma temperatura de cor de 3000 kelvin foram embutidos no piso da igreja.

“Eles criam um cenário cativante, conectado com as linhas dos pilares da nave da igreja, ressaltando sua grandiosidade e beleza. A torre, a colunata frontal e traseira e a cruz localizada no fundo da igreja foram adornadas com 70 projetores”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, que acompanhava o prefeito no evento. A Smop, por meio da Diretoria de Iluminação Pública, é a responsável pela execução do projeto.

Uma jornada histórica
Além de iluminar o presente, a Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani tem forte vínculo com a história do bairro. Sua fundação remonta a 1955, quando o Padre João Píton, na época vigário do Abranches, liderou o esforço para a construção da capela da Barreirinha. Desde então, a igreja se tornou o pilar da vida religiosa da comunidade.

A capela original, construída com a madeira de uma escola pública doada Governo do Estado, testemunhou a primeira Santa Missa em dezembro de 1955. A devoção e o empenho da comunidade levaram à inauguração da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Gemma Galgani em 1965.

Unindo tradição e inovação
A Igreja Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani faz parte de um pacote de dez espaços públicos da cidade – sete igrejas e três monumentos – contemplados na segunda etapa dos programas de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e Rosto da Cidade.

Outros espaços da cidade, como o Santuário Nossa Senhora de Lourdes (Campo Comprido), as igrejas Ortodoxa Antioquina São Jorge (Mercês) e Sant’Ana (Abranches), além da Fonte do Memorial Paranista (Parque São Lourenço), Santa Terezinha do Menino Jesus (Batel) e Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio (Mercês) também receberam nova iluminação.

A ação não apenas ressalta a herança cultural e arquitetônica da cidade, mas também incorpora tecnologia de iluminação sustentável, contribuindo para uma Curitiba mais eficiente energeticamente.

De acordo com Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública, presente ao evento, essa iniciativa vai além de embelezar a cidade. “A iluminação cênica não apenas valoriza a história e a cultura da cidade, mas usa tecnologia LED, que consome menos energia e proporciona um resultado mais eficiente”, afirma Malheiros.

Também participaram do evento a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o vereador Leônidas Dias; a administradora Regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; e o engenheiro do Departamento de Iluminação da Smop, Thales Signorini.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.