Como e por que o asfalto chega quente nas obras de pavimentação?

#asfalto #pavimentação #deamorim

Quando há obras de recuperação de asfalto em algum bairro, os moradores testemunham mais do que trabalhadores em ação para melhorar, mas uma verdadeira engenharia logística desde a saída do asfalto da pedreira até a obra, tudo, rápido o suficiente para não atrasar a obra.

As empresas que atuam com pavimentação precisam trabalhar com fornecedores que possam garantir a rapidez de entrega do asfalto, como explica Dhyan de Amorim, Gestor da unidade de produção da DeAmorim Mineradora:

“A temperatura do asfalto é fundamental para a qualidade da pavimentação. Quando o asfalto está muito quente, pode se tornar muito fluido e escorregadio, dificultando a execução do trabalho e até criando risco de acidentes. Quando está muito frio, pode se tornar muito duro e difícil de compactar, criando imperfeições na superfície. Essa temperatura deve girar em torno de 170 °C”.


Logística constante faz a diferença
Toda a cadeia depende de timming perfeito entre o material que sai da mineradora até a obra e há muitas variações como estações do ano, a temperatura diária e até mesmo a hora:

“Existe um estudo diário que leva em conta todas as variantes. No verão, por exemplo, o asfalto pode ficar muito quente, enquanto no inverno pode esfriar mais rápido desde o momento que sai da origem. A hora do dia também interfere, pois o asfalto tende a ficar mais quente durante o dia e mais frio quando anoitece”.

Quanto a temperatura está controlada é possível garantir a qualidade. A partir deste ponto, os caminhões devem estar devidamente preparados para receber o material aquecido e assegurar a temperatura em toda trajetória.

Geralmente, o carregamento começa muito cedo, quando o clima está mais fresco, e os veículos partem com temperatura controlada e certificada por análise de laboratório: “Estes veículos usam lonas especiais para manter a temperatura. É essencial para os trabalhadores receberem o material na temperatura correta, por isso, o desafio de levar asfalto até as obras muda todos os dias” completa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.