Minha Casa: Cohab de Curitiba atualiza cadastro de moradores da Vila 1º de Setembro, no Caximba

#caximba #curitiba #moradia

A Companhia de Habitação de Curitiba – Cohab CT – deve concluir até o fim do mês de janeiro a atualização do cadastramento das famílias que hoje vivem na Vila 1º de Setembro. A área é vizinha à Vila 29 de Outubro, que está sendo reurbanizada pelo Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba.

A Vila 1º de setembro começou a ser formada em 1993, a partir de um loteamento clandestino de uma área particular. A área era de lavoura e tanques de peixe, não havia serviços da Copel e Sanepar e as ruas foram abertas pelos primeiros moradores.

O último cadastramento foi realizado em 2018, em que foram identificados 247 imóveis, pertencentes a 231 famílias. À época, 81% do total das famílias cadastradas possuía documentação informal de compra e venda. O cadastro antigo indicava ainda que 97% dos moradores se encaixavam na faixa de até 3 salários mínimos de renda familiar, indicando a aplicação de políticas de habitação de interesse social.

A Regularização Fundiária Urbana – Reurb – foi regulamentada pelo município de Curitiba por meio do Decreto 1488/2022, de outubro do ano passado. A Reurb abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais para a incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

A professora Adriana Alves dos Santos, de 36 anos, vive na Vila desde os 18 anos. Ela foi cadastrada no início da semana. “A regularização vai tornar nossas vidas melhor, teremos um endereço formal reconhecido e acesso a serviços públicos”, diz.

Até dia 10 de fevereiro, as equipes da Cohab terão em mãos a lista de moradores, com seus respectivos documentos coletados para dar início à fase de regularização fundiária. “Com a área regularizada, o poder público ampliará o atendimento aos moradores, como pavimentação e coleta de lixo. Além disso, a família recebe a titulação de posse, tendo segurança de deixá-lo como herança para os descendentes”, explica a diretora técnica da Cohab, Melissa de Athayde Cunha Kesikowski.

FONTE: PREFEITURA DE CURITIBA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.