#trabalho #emprego #novostrabalhos
O mundo do trabalho continua a se transformar rapidamente. O comportamento das empresas e dos funcionários continua mudando em todo o mundo, especialmente no Brasil com sua economia sempre em dúvida.
Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, algumas questões estão em alta no mundo dos negócios, como equilíbrio entre pessoal e profissional, cuidados de saúde mental, salários adequados e cuidados e preservação dos recursos naturais:
“É visível que as empresas estão aumentando seus times, buscando reter talentos ou se preparando para novos desafios, seja localmente ou em outros países. Muitos negócios estão procurando melhorar a tomada de decisões de negócios e a alavancagem dos negócios segundo o bem-estar de seus funcionários. Este é um caminho sem volta”.
Colaboradores e candidatos
Do outro lado desta equação, os benefícios para colaboradores tendem a aumentar, com o foco voltado para mudança de carreira e preparo para negociações salariais, seja na empresa atual ou em uma nova oportunidade de trabalho:
“Os colaboradores estão mais assertivos na hora de negociar melhorias nas condições de trabalho, como aumento salarial ou até mesmo novos benefícios. A medida que as empresas estão retendo novos talentos, quem já está trabalhando sabe que 2023 pode ser um ano muito favorável para novos ganhos, claro, desde que estes colaboradores estejam preparados para assumir desafios diferentes do que vinham realizando até então.”
Pessoas que estão participando, ou pretendem participar, de processos seletivos, o ano de 2023 também será um ano em que o aproveitamento do aprendizado adquirido nos últimos anos será valorizado.
Segundo a Pesquisa de Clima NextGen, 83% dos jovens da Geração Z – nascidos entre 1997 e 2015 – estão mais preocupadas com a saúde do planeta e consideram que esse fator impacta sua saúde física (69%) e mental (75%):
“Este detalhe é o norte para estes candidatos, principalmente os que desejam trabalho remoto procuram cada vez mais empresas sustentáveis por pequenas ações como a redução de papel, a utilização de materiais de escritório ecologicamente sustentáveis”.
Karina lembra que os candidatos não estão apenas preocupados em saber a média salarial das vagas e dos setores, mas em saber que podem oferecer um trabalho mais dinâmico para empresas igualmente modernas e sustentáveis.