Parceria entre Campo Largo e CIEE leva inclusão digital e idosos
A capacitação foi desenvolvida por meio da cooperação entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE/Campo Largo, no CRAS Ferraria, aos idosos que participam dos projetos no Centro de Referência da Assistência Social da região.
O curso foi ministrado pela coordenadora do CIEE/Campo Largo, Patricia Costa, com uso de computadores e aparelhos telefônicos para a efetiva inclusão digital da classe e para atender as necessidades que os alunos, na ocasião, apresentaram; o grupo de idosos teve a oportunidade de conhecer mais sobre o universo virtual e suas funcionalidades para uso no cotidiano.
Patricia Costa destacou que a capacitação foi muito bem recebida pelos alunos que manifestaram interesse para um segundo encontro capacitório, realizado no último dia 11/05, com mais de 10 idosos.
A realização da capacitação rendeu agenda para o mês de julho, com idosos do CRAS Meliane.
A capacitação contou com o módulo teórico e o prático; foram apresentadas ferramentas para uso de aplicativos e mídias sociais, como por exemplo: whatsapp, instagram, aplicativos interativos, de lazer, de serviços, entre outros.
A inclusão digital para idosos tem proporcionado uma série de benefícios para a classe, entre eles:
– Melhorar a qualidade de vida;
– Contribuir para a inclusão social;
– Possibilitar um maior contato com a família;
– Ver os filhos, netos e amigos com mais frequência;
– Manter a mente ativa;
– Oferecer diversão.
Mas, cuidados são necessários a saber que o mundo virtual traz, também, facilidades de golpes, crimes e até mesmo violência. É necessário ter cuidado com as ameaças especialmente porque os idosos não possuem conhecimento dos métodos de crimes cibernéticos, tornando-se público certeiro na vulnerabilidade a golpes.
Por isso, é importante seguir algumas dicas para navegar na internet com mais segurança:
– Evitar compartilhar dados que podem causar problemas pessoais e financeiros na web (número da conta corrente, senhas de serviços on-line etc.);
– Ter cuidado com links (desconfie ao receber qualquer informação estranha, não clique em links que recebeu de pessoas desconhecidas);
– Preservar a privacidade (não poste todas as suas fotos e evite postagens que indiquem onde você mora).
O objetivo dessas capacitações é promover gratuitamente o acesso às potencialidades da internet às pessoas da terceira idade, fortalecendo a cidadania e a promoção da qualidade de vida.