Tribal lança Tribal Ventures, fundo para apoiar startups em estágio inicial
As startups em mercados emergentes continuam a crescer de forma rápida e constante, no entanto, um dos principais desafios que enfrentam é a falta de acesso a capital de investimento e infraestrutura bancária para ajudar a atender às suas necessidades de negócios. Nesse sentido, a Tribal, uma solução abrangente de serviços financeiros para empresas, anuncia o Tribal Ventures, um fundo que investirá em startups em estágio inicial e tem um interesse particular em soluções que se alinhem à redução do atrito de ser uma startup ou PME em mercados emergentes.
“Expandir nossas ofertas ajudará o ecossistema empresarial a alavancar seu alcance, tornando-nos uma parte crítica do financiamento para ajudá-los a resolver desafios comuns em torno do crescimento, desde a contratação de talentos e processos de vendas, até parcerias com investidores e captação de recursos futura mais forte”, explica Christine Chang, Head de Desenvolvimento Corporativo da Tribal e líder da iniciativa do fundo Tribal Ventures.
De acordo com dados da CB Insights, a falta de acesso a capital (38%) é um dos principais motivos pelos quais startups fecham operações, seguido de descompasso de mercado, modelos de negócios com problemas de escalabilidade, regulações, entre outros. No entanto, a empresa PWC afirma que a cada ano há um acelerado surgimento de startups em tecnologia da informação, serviços financeiros e empresariais.
No Brasil, uma pesquisa divulgada pelo Sebrae apontou que apenas 14% dos pequenos empresários que pediram empréstimos durante a pandemia conseguiram aprovação. O estudo, que envolveu mais de 10 mil empreendedores, mostrou que o maior obstáculo para os pequenos negócios é dispor de garantias quando precisam recorrer a instituições financeiras e cooperativas de crédito em busca de auxílio financeiro.
Assim, a Tribal Ventures pretende continuar a promover o crescimento de startups em mercados emergentes, não só abordando o problema do financiamento nestas regiões, mas também criando uma solução 360 que engloba a assessoria, contatos e recursos necessários para a construção bem sucedida dos seus negócios.
“Hoje, o setor de PMEs é muito amplo e fragmentado. Entendemos que nem todas as empresas emergentes ou startups são iguais, porém, com nosso processo de aprovação baseado em IA, podemos avaliar a trajetória de crescimento e com isso determinar a melhor forma de ajudar ainda mais a construir o ecossistema de soluções de fintech. Com nossas soluções de financiamento de dívidas e eliminando os problemas em torno de pagamentos, as startups podem se concentrar em continuar crescendo; essa é a missão da Tribal Ventures”, completa a executiva.
A Tribal Ventures investirá diretamente do balanço da empresa, e já está disponível para startups focadas em produtos fintech nos países onde está presente.
Sobre Tribal Credit
A Tribal oferece soluções de crédito e pagamento para startups e pequenas e médias empresas ao redor do mundo. Com sede no Vale do Silício, tem como foco mercados emergentes na América Latina, África e Oriente Médio e atualmente possui operações em países como Brasil, México, Colômbia, Chile e Peru.
Em 2022, a Tribal anunciou sua chegada ao Brasil depois da captação de US$60 milhões, liderada pela SoftBank Latin America Fund com a participação da Coinbase Ventures, BECO Capital, QED Investors e Rising Tide. Além da rodada de investimentos na série B, outras ações foram aproveitadas para adicionar criptomoedas de alto valor e investidores estratégicos, entre eles: Circle Ventures, AGE Fund, Third Prime, Canas Capital e Acuity Ventures.
Com três anos desde sua fundação, hoje a startup conta com mais de 300 funcionários ao redor do mundo e possui clientes como Playmatch, Awari, Ben & Frank, Grupo Anderson e Mora Mora.