A Prefeitura de Curitiba concluiu as obras de correção geométrica na região da Cruz do Pilarzinho, no bairro Pilarzinho, executadas para promover a melhoria viária, a segurança dos pedestres e integração temporal do transporte público. O prefeito Rafael Greca vistoriou as obras concluídas na tarde desta sexta-feira (8/4) e deu início à integração do transporte.

Iniciadas em 25 de agosto do ano passado, as obras na Cruz do Pilarzinho foram concluídas dois meses antes do prazo previsto, que era de dez meses.

Com as intervenções realizadas nas ruas Hugo Simas, Raposo Tavares e Amauri Lange Silvério e seus arredores, o bairro tornou-se ponto de conexão com vários terminais, permitindo a passageiros de sete linhas de ônibus a troca de itinerário sem pagar uma nova passagem, usando o cartão-transporte.

As intervenções – executadas sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas – alcançam quase 800 metros executados em seis ruas que foram alargadas, pavimentadas e sinalizadas, receberam novas calçadas, infraestrutura de drenagem e iluminação. A região recebeu um conjunto de três pontos cobertos de ônibus que servem à integração temporal do transporte. A possibilidade dada ao passageiro para a troca de linhas, sem precisar pagar outra passagem, favorece também o comércio local.

“É uma alegria a conclusão desta importante obra. Os pedestres agora contam com calçadas humanitárias e acessíveis, ao mesmo tempo que têm um comércio local revitalizado por uma urbanização de primeiro mundo, além da integração temporal e momentânea dos que vão e voltam de ônibus entre o Pilarzinho e a rede integrada de Curitiba”, disse o prefeito.

As calçadas ganharam piso de paver (blocos de concreto) e ficaram mais acessíveis. O investimento nas melhorias foi de R$ 4.150.662,37, com recursos provenientes do programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

“São obras que priorizam especialmente o pedestre, que passa a contar com espaços acessíveis de circulação e ganha a integração do transporte público, mas também favorece a região, com maior segurança e fluidez no trânsito”, diz o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Participaram da visita técnica na obra a administradora regional da Boa Vista, Janaina Lopes Gehr; o assessor de articulação política da Prefeitura, Lucas Navarro; os vereadores Tico Kusma, Mauro Bobato e Mauro Inácio; os representantes do Conseg Pilarzinho, Milton Ferreira e Jorge Kalinoski (presidente); o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Tony Malheiros.

Antes do prazo

Iniciadas em 25 de agosto passado, as obras foram concluídas antes do prazo previsto, que era de dez meses. À época, os serviços iniciaram pela implantação da drenagem (escoamento de água da chuva) na Rua Raposo Tavares, próximo à esquina com a Rua Antenor Guimarães, avançaram com o alargamento da Rua Raposo Tavares até a Rua Ignácio Gbur, que recebeu novo revestimento asfáltico.

Nas semanas seguintes as frentes de trabalho foram avançando com escavação das pistas, transferência dos fios de luz para os novos postes implantados nas ruas que foram alargadas, retirada dos postes antigos, implantação de meios-fios.

Uma porção do jardinete da Cruz do Pilarzinho, localizada na esquina das ruas Hugo Simas e Raposo Tavares, foi removida para ampliação da área da pista, mas o monumento permaneceu em seu lugar original. A Cruz homenageia os imigrantes poloneses que se instalaram na região a partir de 1871.

Estacionamento

O comércio da região, que foi beneficiado com a maior circulação de pedestres no entorno, continua a contar com áreas de estacionamento em diferentes pontos, incluindo vagas para carga e descarga.

Há locais para que os motoristas estacionem na Rua Hugo Simas, no sentido Centro, entre as ruas Santa Cecília e Maestro Herrmann; entre a Maestro Hermann e a Ignácio Gbur (estacionamento com carga e descarga e 15 minutos com pisca alerta ligado); na Rua Victor Benato (onde desce para o Bosque Zaninelli, com estacionamento no sentido da Hugo Simas); na Rua Ignácio Gbur (remanso para abrigar táxis que antes ocupavam ponto na Hugo Simas, em área que foi transformada em pista). Na Rua São Domingos há estacionamento dos dois lados da via e na Rua Amauri Lange Silvério, sentido Hugo Simas.

O Pilarzinho está localizado na região norte de Curitiba e faz divisa com os bairros São João, Vista Alegre, Bom Retiro, São Lourenço, Abranches e Taboão e com o município de Almirante Tamandaré.

Novo patamar

Oscar Júnior Rodrigues mora no bairro há 44 anos. Ele é dono da empresa Delta D`água Aparelhos a Gas, localizada na Rua Raposo Tavares, a 400 metros da área requalificada pela Prefeitura, e preside a Associação Comercial e Empresarial do Pilarzinho e Região (Acepilar), que reúne cerca de 550 empresas e comércios da região. De acordo com o empresário, as obras executadas elevaram a região a um novo patamar urbanístico.

“Ficou no passado aquela impressão de vilinha subdesenvolvida de cidade de interior. Quem chega ao Pilarzinho agora se depara com ruas alargadas, muito bem iluminadas e sinalizadas, com belas calçadas que indicam que é um lugar contemporâneo. Valorizou muito”, conta o empresário.

Na lista de benefícios apontada por Rodrigues, a partir das obras, estão a qualidade de vida proporcionada às pessoas que passaram a contar com deslocamentos mais tranquilos e seguros. “Para quem caminha as calçadas ficaram ótimas, os que usam os ônibus terão economia com a integração das linhas e os motoristas ganharam tempo e segurança no trânsito, que agora flui mesmo nos horários de pico, quando era comum ter que perder até meia hora no congestionamento”, completa Rodrigues.

Outra satisfação do morador é saber que tem participação no processo que promoveu o desenvolvimento da região. Em 2019, mobilizado com outros comerciantes e moradores do entorno, ele participou do Fala Curitiba, o programa de audiência pública promovida pela Prefeitura para levantar as demandas dos bairros junto à população. Foram três as reivindicações apresentadas pelo grupo que foram incorporadas ao orçamento do município e já realizadas executadas pela Prefeitura. Além da integração temporal, a partir das obras na Cruz do Pilarzinho, foi implantada uma rotatória na interseção das ruas Eugênio Flor, São Salvador e Nilo Peçanha e instalado novo semáforo  na Rua Fredolin Wolf esquina com a Rua José Ribeiro de Cristo para organização do trânsito.

O presidente da Associação de Moradores Jardim Primavera, Eduardo Silva, avalia a importância coletiva da intervenção para a região e para a cidade. “Não é um pequeno grupo de pessoas contempladas, são centenas de pessoas que agora circulam com conforto, segurança e com mais economia pela região. Todos fomos beneficiados, ganhamos rua mais bonitas, com amplas calçadas acessíveis, reforço na iluminação que valoriza a área e transporte integrado”, diz Silva.